Tô com dois kernels instalados na minha maquina com archlinux, porem ao inicializar o sistema só mostra a opção de entrar na iso ou acessar a bios do PC, sem nenhuma opção pra escolher kernel! Já li algumas coisas a respeito, mas o systemd é totalmente novo pra mim e esta extremamente confuso. E meu arquivo quando uso a busca é esse! Não tem o “arch.conf” igual dos tutoriais.
É necessário cria-lo, no caso de uso com o SystemD-Boot.
Segue a Wiki → systemd-boot - ArchWiki
Outra opção é configurar através do GRUB - ArchWiki
Para o systemd-boot, é preciso criar um arquivo para cada kernel, por exemplo:
arch.conf
title Arch Linux com Linux normal
linux /vmlinuz-linux
initrd /initramfs-linux.img
options <OPÇÕES AQUI>
arch-lts.conf
title Arch Linux com Linux LTS
linux /vmlinuz-linux-lts
initrd /initramfs-linux-lts.img
options <OPÇÕES AQUI>
As options são os parâmetros de kernel (os mesmos que você colocaria em GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
).
Não sei de nenhuma ferramenta para gerar esses arquivos automaticamente que nem há para o GRUB (grub-mkconfig
), mas como o formato é muito mais simples, não faz tanta falta.
OBS: estou assumindo que seu /boot
é a partição EFI.
Olá
Se tratando de systemd-boot, é necessário criar cada arquivo como o @Capezotte citou, eis aqui os meus 2 que possuo, que são para o kernel LTS e ZEN:
Repare no diretório e no sufixo (-lts
e -zen
; o kernel padrão não tem sufixo) que tive que colocar em cada kernel (3ª, 4ª e 6ª linhas). Basicamente copiei o conteúdo do 1º e colei no 2º e acrescentei só o sufixo.
Fora isso, defina também qual irá carregar por padrão no arquivo loader.conf
:
Pronto, é basicamente isso, é só ir criando um arquivo pra cada kernel.
Desculpe pela falta de informação, mas é EFI. no arquivo das entries é isso que eu tenho:
Ai tipo, ele entra direto nessa ai, depois da dica do @null eu criei o arch.conf usando sudo nano… E ai apareceu no boot, copiei os dados que tinham no meu arquivo “2022-10-14_19-07-30_linux.conf” pra ele e modifiquei como vi em um video, dai ficou assim:
Dai ele aparece no systemd:
Porem quando seleciono o suposto kernel LTS, ele retorna isso:
Eu até reinstalei de novo o kernel LTS pra ver se tinha mais sorte:
Mas sem exito , pois quando seleciono a opção arch-lts.conf da isso:
Pode deixar o amd-ucode.img
em ambos os arquivos, é válido para qualquer kernel.
Tanto que um amd-ucode-lts.img
específico não existe (como você pode verificar nas mensagens de erro e na sua pasta /boot
).
Tirei o “-lts” continua com o mesmo erro ainda infelizmente, to fuçando aqui ainda
Consegui arrumar aqui, com ajuda obviamente! kkkkkk Fui carregado e deu certo. A minha quarta linha estava errada, eu tirei o que estava depois de initrd /initramfs-linux-lts
e deu certinho hehehe
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.