Como fazer backup de driver duma distro para outra

uso atualmente o Linux Mint 20.2 Cinnamon kernel 5.15.11 64 bits
meu problema é que tenho um adpatador bluetoo orico 508 e ele NÃO funciona já testei com debian 11 ultima versão, linux mint beta 20.3, linux mint 20.2 edge, pop os e fedora 35 nem um deles funciona o unico que funciona é o linux MX 21 AHS 64bit existe alguma forma de pegar os drivers desta distro e instalar no mint 20.2 ? ou alguma outra dica ?

OBS já vi varios tutoriais na internet para instalar o bendito RTL8761B o maximo que consigo fazer acontecer é ele reconhecer o adaptador mais nunca mostra nada na lista BT fica só procurando…

1 curtida

Olá @clairtonmichel tudo bem contigo?

Aqui no fórum existe um tutorial do orico 508 que já foi testado com sucesso em várias distros.

Uma informação importante é que o módulo do Orico não funciona em versões antigas da kernel e talvez este tenha sido o seu problema. Várias pessoas aqui do fórum tem esse dongle funcionando perfeitamente em várias distros.

:vulcan_salute:

sim to ciente desse tutorial inclusive contribui já com algumas coisas sobre ele, mais infelizmente ele não funciona com meu linux mint já tentei de diversas maneiras inclusive por outras distros e como comentado acima estou no ultimo kernel stable 5.15.11 a unica distro que funcionou foi o mx com kernel 5.14mx propio da mesma distro

É preciso eliminar as variáveis relacionados ao hardware, você testou em outras portas USB? Existe a chance do seu dongle estar com defeito também.

No último ano, em torno de 20 pessoas compraram esse dongle e utilizaram nas mais variadas distros, os únicos problemas reportados estavam relacionados a versões antigas do kernel.

Nas versões do kernel acima do 5.13 esse módulo está incluso por padrão, então deveria funcionar “de fábrica” - em todas distros recentes que eu testei ele funcionou perfeitamente.

Mas se você quer realmente tentar copiar, em tese, os módulos necessários para o funcionamento desse dongle ficam alocados em “/lib/firmware/rtl_bt/”. Então basta você copiar os arquivos “rtl8761b_fw.bin” e “rtl8761b_config.bin” e colocar no diretório equivalente de outra distro.

:vulcan_salute:

eu fiz isso, copiei direto da distruição mx linux e “plantei” no mint mais não rodou mesmo estando no kernel 5.15.11
fiz agora de madrugada uma instalação limpa em outro desktop no mint 20.3 5.11 kernel e fiz o tutorial novamente e rodou, mais vou testar para ver se não apresenta aquele bug de ter que ficar desconectando o dougle sabe