Como faço para instalar o módulo de segurança do Banco do Brasil no OpenSuse?

Boa noite. Recentemente, troquei o Debian pelo Opensuse e até agora estava tudo uma maravilha. Mas agora me deparei com um problema: não consigo acessar o banco do brasil.

No site só disponibilizam um pacote deb e tenho que fuçar lá para encontrar pacotes para versões antigas do opensuse

E já busquei em vários tutoriais na net e nada funcionou

Uso Opensuse Leap 15.4.

1 curtida

Primeiro, todo mundo recomenda usar o Warsaw em máquina virtual, esse treco é mais invasivo que bêbado em open bar… se quiser tentar, creio que ele está no OBS, procura no 1-click-install (site do OpenSUSE) ou pelo telegram do OpenSUSE BR, lá o pessoal te guia (e vai te dizer “não instala esse treco, coloca numa VM só pra isso!”

1 curtida

Experimentou seguir o guia da Instalação do Módulo de Segurança Warsaw - openSUSE Wiki

1 curtida

Então, antigamente eu fazia isso. Mas aí o banco do brasil bloqueou meu acesso a conta.

1 curtida

Não teria pq, contacte o suporte do teu banco

1 curtida

Sim, tentei fazer isso e não deu certo.

O Banco do Brasil fornece sim o arquivo para o OpenSUSE/SUSE e o Fedora/Red Hat, só que está meio escondido no site.
Visita Seg.BB (verifica se o endereço é seg.bb.com.br e o certificado, para conferir se é do BB mesmo) e escolhe o arquivo de 64 bits para o OpenSUSE. Aí é só instalares com o gerenciador de pacotes de tua prefência, o rpm de mais baixo nível ou o zypper ou dnf ou yum dependendo do que instalaste.

1 curtida

2 curtidas

Eu por exemplo uso o Debian Sid e o pacote .deb para o Ubuntu funciona perfeitamente.

Mas tá meio muito antigo isso, não? A não ser que os biánários do 42.3 seja compatíveis com o que tem-se no 15.4 ou TW

Os binários são atualizados pela empresa que os desenvolve. É uma tal de GAS Tecnologia. Tu podes ver que os links na página do BB vão para o site dessa empresa e que não indicam versão específica. É só o site do BB nessa parte de segurança que está desatualizado mesmo. Tipo, no site ainda só tem Ubuntu 18, Fedora 27 etc. Mas os binários são atualizados sim. Eu me lembro de instalar versões diferentes do warsaw.

Ah, o módulo de segurança é o mesmo que o usado por alguns outros bancos, salvo engano a Caixa também o usa, o BRB (Banco de Brasília) etc.

1 curtida

Acabei de fazer isso. Aí reparei durante a instalação que mesmo instalado o warsaw não havia sido inicializado. Tentei colocar para ser iniciado na inicialização do sistema através do yast, mas não deu. Toda que eu for utilizar, terei que iniciar o warsaw.

Isso não tem relação com alguma coisa do SystemD? Tenta os seguintes comandos como root (ou com o sudo):
systemctl enable warsaw.service
systemctl restart warsaw.service

Depois reinicia a máquina e entra em https://seg.bb.com.br e verifica.

1 curtida

simplesmente sudo systemctl enable --now warsaw.service

e verifique se há outros serviços dele a serem ativados, se o navegador está com cache zerada, se os anti-popup estão inativos (o warsaw é bizarro, mermão!)

3 curtidas

Consegui fazer funcionar. Era o systemd mesmo. Tinha que iniciar o warsaw. Obrigado a todos.

2 curtidas

Eu simplesmente desisti pois certa vez o Tumbleweed atualizou e o banco bloqueou meu acesso dizendo que tinha suspeita de acesso indevido, por sorte um amigo que trabalha numa agência próxima do BB me ajudou a desbloquear.

Há outras formas de instalar essa porcaria também: Pelo site da própria empresa responsável (GAS), é possível instalar e configurar ele para vários bancos (e em várias distros distintas) - https://diagnostico.gasantifraud.com

Como os companheiros disseram aí em cima, fazer uma máquina virtual pra isso talvez seja melhor… ou um docker como um amigo meu fez - GitHub - wgnann/bbdocker: Container que exibe um Firefox capaz de acessar o BB

2 curtidas

Nunca tive problemas acessando o Banco do Brasil por meio de uma máquina virtual com Linux Mint. Na minha opinião, é a solução ideal. Eu jamais teria coragem de instalar o Warsaw no meu sistema host (que é o KDE Neon).

Eu uso o GNOME Boxes (em Flatpak). Após criar a VM com o Mint - ou outra opção baseada em Ubuntu - basta instalar estes pacotes nela:

sudo apt install spice-vdagent && spice-webdavd

Em seguida, reinicie e instale o Warsaw fornecido pelo Banco do Brasil.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.