Boa noite. Recentemente, troquei o Debian pelo Opensuse e até agora estava tudo uma maravilha. Mas agora me deparei com um problema: não consigo acessar o banco do brasil.
No site só disponibilizam um pacote deb e tenho que fuçar lá para encontrar pacotes para versões antigas do opensuse
E já busquei em vários tutoriais na net e nada funcionou
Primeiro, todo mundo recomenda usar o Warsaw em máquina virtual, esse treco é mais invasivo que bêbado em open bar… se quiser tentar, creio que ele está no OBS, procura no 1-click-install (site do OpenSUSE) ou pelo telegram do OpenSUSE BR, lá o pessoal te guia (e vai te dizer “não instala esse treco, coloca numa VM só pra isso!”
O Banco do Brasil fornece sim o arquivo para o OpenSUSE/SUSE e o Fedora/Red Hat, só que está meio escondido no site.
Visita Seg.BB (verifica se o endereço é seg.bb.com.br e o certificado, para conferir se é do BB mesmo) e escolhe o arquivo de 64 bits para o OpenSUSE. Aí é só instalares com o gerenciador de pacotes de tua prefência, o rpm de mais baixo nível ou o zypper ou dnf ou yum dependendo do que instalaste.
Os binários são atualizados pela empresa que os desenvolve. É uma tal de GAS Tecnologia. Tu podes ver que os links na página do BB vão para o site dessa empresa e que não indicam versão específica. É só o site do BB nessa parte de segurança que está desatualizado mesmo. Tipo, no site ainda só tem Ubuntu 18, Fedora 27 etc. Mas os binários são atualizados sim. Eu me lembro de instalar versões diferentes do warsaw.
Ah, o módulo de segurança é o mesmo que o usado por alguns outros bancos, salvo engano a Caixa também o usa, o BRB (Banco de Brasília) etc.
Acabei de fazer isso. Aí reparei durante a instalação que mesmo instalado o warsaw não havia sido inicializado. Tentei colocar para ser iniciado na inicialização do sistema através do yast, mas não deu. Toda que eu for utilizar, terei que iniciar o warsaw.
Isso não tem relação com alguma coisa do SystemD? Tenta os seguintes comandos como root (ou com o sudo):
systemctl enable warsaw.service
systemctl restart warsaw.service
e verifique se há outros serviços dele a serem ativados, se o navegador está com cache zerada, se os anti-popup estão inativos (o warsaw é bizarro, mermão!)
Eu simplesmente desisti pois certa vez o Tumbleweed atualizou e o banco bloqueou meu acesso dizendo que tinha suspeita de acesso indevido, por sorte um amigo que trabalha numa agência próxima do BB me ajudou a desbloquear.
Há outras formas de instalar essa porcaria também: Pelo site da própria empresa responsável (GAS), é possível instalar e configurar ele para vários bancos (e em várias distros distintas) - https://diagnostico.gasantifraud.com
Nunca tive problemas acessando o Banco do Brasil por meio de uma máquina virtual com Linux Mint. Na minha opinião, é a solução ideal. Eu jamais teria coragem de instalar o Warsaw no meu sistema host (que é o KDE Neon).
Eu uso o GNOME Boxes (em Flatpak). Após criar a VM com o Mint - ou outra opção baseada em Ubuntu - basta instalar estes pacotes nela:
sudo apt install spice-vdagent && spice-webdavd
Em seguida, reinicie e instale o Warsaw fornecido pelo Banco do Brasil.