Como faço meu game Steam funcionar com Próton?

Muitos dos games que eu jogava não são nativos de Linux também, exemplo é o Among Us, e sei que o Próton serve para isso, mas nunca consegui jogar um título sequer.

Eu ativo o Próton como ferramenta de compatibilidade, baixo e instalo o game e quando clico para jogar, simplesmente não abre. Existe algo mais a ser feito? Preciso baixar algum driver?

1 curtida

Steam - Configurações

Você pode forçar o uso de uma versão do Proton específica para cada jogo.

image

Clique em Propriedades - Compatibilidade

2 curtidas

Existem alguns detalhes que você precisa verificar e podem estar impactando na sua experiência:

• Sua GPU é compatível com Vulkan? Algumas GPUs mais antigas não são e neste caso não conseguem usar o Proton corretamente.
  • O jogo que você está testando é capaz de rodar no Proton? Nem todos os títulos funcionam, o melhor lugar para pesquisar sobre compatibilidade é o ProtonDB.
  • Você não precisa baixar um “driver” só para usar o Proton, mas é preciso que sua placa de vídeo esteja corretamente instalada e ter os drivers tão atualizados quanto possível pode ajudar.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Eu fiz isso, mas não deu certo :frowning:

Antes de dar aquela formatada e reinstalar o Pop!_OS em meu PC, eu tinha instalado o Vulkan pelo Synaptic e mesmo assim não funcionava. Pelo visto, é o caso de minha GPU ser antiga (meu PC não é feito para games, tem um i5-2400 e Intel HD Graphics 2000 que é integrada) e não ser compatível.

Então, para jogar, eu preciso necessariamente do Vulkan?

1 curtida

Você vai necessitar se for um requisito do jogo. Procure por títulos compatíveis com o hardware que você tem, no GOG e mesmo no Steam existem vários jogos que não exigem máquinas potentes para rodar.

:vulcan_salute:

1 curtida

A Intel HD Graphics 2000 realmente não é compatível com Vulkan. Segundo o site da Intel, as APIs máximas suportadas são o DirectX 10.1 e o OpenGL 3.1.

6 curtidas

problema do Vulkan, sua iGPU não tem suporte para fazer o DXVK.

1 curtida