Como expandir partição em micro com dualBoot?

Olá Comunidade DioLinux!

Recentemente entrei no mundo mágico do linux com um DualBoot, usando o Windows 10 e a distribuição Kubuntu 20.04. Eu realmente estou adorando o linux mas tive um pequeno problema: memória cheia. Minha dúvida é a seguinte, tem alguma forma de eu expandir a partição do Kubuntu?

Tentei seguir algumas coisas que vi na Internet, reduzi o espaço do windows (fiz por ele próprio) e iniciei com o LiveUSB pra expandir, mas quando tentei expandir a partição do Kubuntu, não estava sendo possível pois, aparentemente, tinha uma partição de boot UEFI do Kubuntu entre elas e não sei como proceder.

Alguém pode me ajudar?

1 curtida

Printa o gparted aqui para eu ver como tá seu esquema de partições.

2 curtidas

Não tem forma de vc expadir a partição nesse esquema aí atual.

Existe alguma coisa que eu possa fazer pra resolver isso, sem ser formatando tudo, ou, só mantendo a partição do Windows intacta?

É possível sim. Mas antes me tire uma dúvida: O que são as partições sda6, sda7 e sda8?

São partições que já vieram de fábrica na HD, coisa da Samsung que eu achei melhor não mexer

Se a sua ideia é aumentar a partição do Linux sda9 vc teria q tirar da sda4 (partição do Windows) o q não é possível pois tem outras partições no meio. Somente se vc fizesse uma instalação limpa ou apagasse a sda7 e sda8.

Acho que vou formatar então, vou só fazer backup. Muito Obrigado pela ajuda.

1 curtida

Entre o espaço não alocado e o sda9 tem a partição sda5. Ela tem a flag “bios_grub” indicando que é uma partição de compatiblidade para boot “legacy” num disco com partição “gpt”.

Se seu computador já usa apenas boot UEFI (recomendado pra quem usa multi-boot), é possível apagar essa partição criada durante a instalação do linux.

• Realize o backup (é sempre bom ter!!)
  • Confira que seu computador dá boot via UEFI tanto no windows e linux antes de realizar alguma modificação. Isso pode ser feito indo na BIOS e selecionando o modo de boot para “UEFI Only” ou similar. Caso não dê boot, volte para valor anterior (legacy, ou CSM). Nesse caso o mais fácil é reinstalar o linux mesmo.
  • Se deu boot no modo UEFI, pode apagar a partição sda5 e reinicie o computador, verifique que entra tanto no windows quanto no linux.
  • Daí volte a dar boot pelo pendrive de inicialização e poderá fazer o procedimento de expandir a partição sda9, que vai demorar um pouco porque é mais complicado expandir partição a partir do início. Como vc já tem backup fica tranquilo.
  • Terminado, reinicie o computador e verifique que está de acoardo.

Qualquer coisa que dê errado, também vc já fica esperto e reinstala o sistema, já que está com o backup em dia.

1 curtida

Desculpe demorar pra responder, só consegui fazer o procedimento agora, e devo dizer que foi um sucesso! Meu computador já era UEFI Only, o que facilitou o processo. Agora, tenho exatamente 150gb totais no linux pra poder aproveitar. Quem sabe no futuro não aumente?

Enfim, agradeço pela ajuda de ambos :slight_smile:

2 curtidas