Como expandir o / do Ubuntu 19.04 em dual boot com Windows?

Boa noite!
Eu estou utilizando o Ubuntu 19.04 em dual boot com o Windows 10. Eu fui tentar expandir a partição / do Ubuntu, mas me deparei com o seguinte Problema:

O espaço que não está alocado não pode ser utilizado para expandir o / do Ubuntu:

Alguém pode me ajudar a solucionar esse problema?

1 Curtida

Reduz o tamanho da partição do windows

Mas esse “unallocated” surgiu ao eu diminuir a partição do Windows. O problema é usar esse espaço não alocado para aumentar o / do linux.

Eu também tentei fazer isso no Deepin e não consegui.

@Suqp @Diney Não dá pra expandir a partição do sistema com o sistema rodando, tem que usar uma live USB.

5 Curtidas

Aliás, se vocês não quiserem baixar uma distro para usar o Modo Live, no site do Gparted tem uma imagem bootável do próprio Gparted que é muito mais leve. Daí é só jogar no pen drive com o Etcher, bootar por ele e fazer as modificações.

3 Curtidas

Obrigado pela dica. Vou fazer assim.

Valeu! Consegui. Mas, mesmo assim, tive que deletar o swap e o efi para poder expandir.

Tu deveria ter movido o Swap e o UEFI para a esquerda antes de expandir o /dev/sdb5, então não precisaria ter os excluído. :slight_smile:

Na verdade teria que ter movido o Swap, o UEFI e o /dev/sdb5 para a esquerda, e só então expandido-o.

2 Curtidas

Vc nao consegue usar a parte n alocada por causa da posição na tabela de partição do jeito que esta so da p aumentar a do windows. Ja tive esse caso e refiz o pc todo para reorganizar.

1 Curtida

Não precisa “refazer” tudo, é só mover as partições para a esquerda. haha

2 Curtidas