Como exibir miniaturas personalizadas de vídeo no Linux Mint 20.3

Eu sou iniciante no Linux, comecei a usar tem uns 3 meses, e escolhi usar o Linux Mint 20.3, mas estou passando por um problema, já pesquisei em vários lugar da internet e não achei a resposta para meu problema.

Eu quero saber se tem como ou não exibir miniaturas de video personalizado (que seria as capas dos videos) no Linux Mint 20.3, o que me deixar confuso é que as miniaturas para arquivos de aúdio aparecem normalmente.

Mas não sei porque não aparece as miniaturas personalizadas dos videos.

Esse filme do Batman tem uma miniatura personalizada que eu coloquei, mas não aparece, só que quando eu estou assistindo pelo VLC a miniatura aparece na barra do painel.

E se eu usar o Celluloid, a miniatura não aparece como apareceu com o VLC.

Eu já coloquei o VLC como reprodutor padrão, mas não resolveu nada.
O arquivo ffmpegthumbnail também já está instalado.

E a última coisa, no BigLinux aparece a miniatura do video, exatamente do jeito que eu queria que aparecesse no Linux Mint.

Então eu quero saber, tem como exibir miniaturas de video personalizado no Linux Mint? E se não tem, então porque as miniaturas personalizadas das músicas aparecem?

Espero que eu tenha conseguido deixar claro pra vocês o meu problema. Desde já agradeço.

Você está usando Mint com interface Cinnamon?

O Big Linux usa interface KDE Plasma, cujos recursos são totalmente diferentes, e bem maiores.

Para pré-visualização de arquivos, o KDE usa estes pacotes:

Basics  kio-extras
  -       kdesdk-thumbnailers
  Exif    libkf5baloowidgets-bin
  XCF     kimageformat-plugins / kimageformats
  PDF     kdegraphics-thumbnailers
  Video   ffmpegthumbs
  KML     Marble
  Office  Calligra
  Mobi    kdegraphics-mobipocket
  ePub    kde-thumbnailer-epub

Segundo Arch Wiki, outras interfaces usam pacotes diferentes para pré-visualização de arquivos:

tumbler           Image files. Also to expand to other file types
  poppler-glib      Adobe .pdf files
  ffmpegthumbnailer Video files
  freetype2         Font files
  libgsf            .odf files
  raw-thumbnailer   .raw files
  totem             Video and tagged audio files (GNOME Files, and Caja only)
  evince or atril   .pdf files

Portanto, é normal obter resultados diferentes, com KDE Plasma e com Cinnamon (ou Xfce, MATE).

Meus vídeos geralmente não têm “capa”, e nunca criei miniaturas personalizadas para eles – mas posso até assisti-los no Dolpin, antes de abri-los no VLC ou outro aplicativo.

2 curtidas

Isso depende se o gerenciador de arquivos à qual usa tem suporte, no caso de utilizar o Thunar do ambiente Xfce, você pode gerar as capas dos vídeos habilitando com os seguintes passos.

1. Copiar o arquivo de configuração do tumbler para sua $XDG_CONFIG_HOME.
  2. Habitar o recurso alterando a chave Disabled para false na seção CoverThumbnailer como abaixo.
[CoverThumbnailer]
Disabled=false
Priority=3
Locations=~/<FILMES>
MaxFileSize=0
APIKey=<API-KEY>

No caso do Dolphin você pode instalar o ffmpegthumbs, mas mesmo assim precisará de um plugin para que seja exibido como deseja, segue um tutorial direto do fórum do KDE

• Já te adianto que o plugin usado Keneric foi descontinuado, mas existem dois “forks” segue links.
1 curtida

Obrigado pelo link! Já favoritei na minha coleção.

Ia esquecendo que é possível instalar o Dolphin + ffmpegthumbs em outros ambientes.

Fiz 3 experiências com:

• 99 • Live LMDE 3 Cinnamon
  • 99 • Live Lite Xfce
  • 99 • Live PCLinuxOS Xfce

Os pacotes que instalei no Live LMDE 3 Cinnamon, no final de 2018, foram estes:

Preview Package                Packs  UTC

-       Dolphin                   28  15:05
  -       Konsole                    6  15:39  ok (F4)
  Basics  kio-extras                10  15:46  ok
  -       kdesdk-thumbnailers        2  16:21  ok (Video)
  Exif    libkf5baloowidgets-bin     1  16:31  ok
  XCF     kimageformat-plugins       1  16:35  ok
  PDF     kdegraphics-thumbnailers   3  16:42  ok
  Video   ffmpegthumbs              10  16:50  ok
  Mobi    kdegraphics-mobipocket    13  16:54  -
  KML     Marble                    12  17:04  ok
  Office  Calligra                 142  --
  ePub    kde-thumbnailer-epub      --  --
                         TOTAL     297

Se quiser apenas a pré-visualização de vídeos, acredito que basta instalar o próprio Dolphin, o kio-extras e o ffmpegthumbs.

Essas experiências estão assinaladas aqui por “99 •” – basta buscar “99 •” (sem aspas) por CTRL+F, no navegador.

1 curtida

Obrigado pessoal, agora eu entendi, eu pensava que a única diferênça que tinha entre as interfaces era o visual, não sabia que os recursos também eram diferentes.

1 curtida

Eu uso o Cinnamon, obrigado por explicar, agora eu entendi que as interfaces são diferentes em recursos

1 curtida

Eu demorei de 2007 até 2016 para entender “realmente” o significado de “ambiente” na prática.

Depois, mais 2 anos instalando KDE em distros que vinham com outras DEs – e fui descobrindo o que cada pacote faz no conjunto. – O KDE é muito “modular”.

Esqueci do kdesdk-thumbnails, que também pode ser necessário para pré-visualizar Vídeos no Dolphin.

1 curtida