Como eu tiro esse Linux do meu computador novo?

Eu tirei o Positivo R15m da caixa e o liguei agora. Porém, ele veio com esse Linux aqui e quero colocar o Zorin os 18.1 nele sem dual boot (pois penso em fazer dual boot com windows 11). Como eu posso resolver isso?

recomendo não removê-lo. foi criado especificamente para esse notebook e a pestilenta, fedidenta da placa de som. nas outras distros vc terá problemas em configurá-la. mas eu te digo se isso vai ou não acontecer rodando o comando abaixo no terminal:

lspci | grep Audio

dê retorno.

PS: para retirar o policorp linux, basta instalar o zorin que este some do mapa.

Isso é um problema.

O pessoal compra o pc com linux achando que é compatível com todos.

A positivo deveria ser processada.

É melhor gastar um pouco mais e não ter dor de cabeça

Seria melhor então só fazer um dual boot com windows 11 ou 10? Só pra saber

Pois ainda penso em usar o Maya e coisas que ainda utilizo no windows como online

Windows 10 não.

Windows 11 vale a pena.
tem que ver se é compatível.

Faz um dual boot com outra distro e veja se funciona.

Boa sorte
:+1:

dá uma olhada no processador. se for celeron, ficará difícil usar o win 11. tentei no meu C15 mas ficou uma carroça. vc pode usar o zorin os num pendrive e testar tudo, inclusive o som. se tem apps que precisa no windows, o dual boot é o mais recomendado,

É um Ryzen 5, estou com um Positivo R15m

Windows 11 vai rodar tranquilo.

Olha, esse Linux é muito bom. É debian 13 com o Kernel mais atualizado possível e desktop Gnome customizado da mesma forma que o Zorin. Pelo que já usei do Policorp, ele roda tudo bem. Como veio instalado nesse Positivo, ela vende PCs e Notebooks com o Policorp Linux, todo o hardware foi pensado pra esse sistema. Na minha humilde opinião não vejo motivo para trocá-lo pelo Zorin.

Mas se, ainda sim deseja fazer isso o procedimento é normal como qualquer outro. Mas como você informa, queres fazer dual boot com o Windows. Então nesse caso eu recomendo seguir a seguinte receita:

  1. Faça um Pendrive bootável com o Windows 10/11
  2. Dê boot por ele e inicialize a instalação do Windows
  3. Na parte onde terá de escolher o(s) disco(s) para instalar exclua o(s) disco(s) existente(s).
  4. Crie novas unidades sendo uma para o Windows, outra que deixará para o Linux e outra para arquivos (se assim desejar)
  5. Prossiga com a instalação do Windows.

Agora é instalar o Linux:

  1. Faça um pendrive bootável com o Zorin OS
  2. Dê boot por ele. Irá iniciar o modo live.
  3. Abra o instalador e inicie o processo de instalação
  4. Na parte onde tem de escolher como deseja instalar, escolha a opção Instalar lado a lado com o Windows.
  5. Escolha a outra unidade vazia, criada antes.
  6. Prossiga com a instalação

Pronto deve dar certo e vai ficar com os dois sistemas instalados e rodando corretamente ai.

Esse notebook Positivo R15 tem opção com o Windows 11 e com o Policorp Linux. Então roda Windows 11 sem maiores problemas.

Se fosse só pra usar um sistema eu não tiraria o Policorp e usaria ele.

Uma coisa que pode tentar ai, que uso aqui no meu desktop Linux é o Winboat; Ele permite que você use o Windows 11 simultaneamente com o Linux. Ou o Windows roda junto com o Linux, permitindo que rode programas Windows como se fossem programas Linux. E funciona muito bem. O Winboat funciona normalmente no Debian e seus derivados. O processador AMD desse R15 é bom e dá conta de rodar o Winboat com tranquilidade. Aqui no meu caso eu uso o Winboat num velho Intel. O meu processador me limita, mas ainda sim funciona.

Acho que antes de sair tendo todo o trabalho de formatar o note e instalar dois sistemas do zero, valeria um teste.

A questão nem é a distro.

Pode reinstalar e não ter um módulo carregando, este muito vezes pode ser colocado manualmente, sem ter um pacote.

Teria que ver se vem com o pc.

O pc é feito para vender e não para usar.