Como eu posso fazer um dual boot pelo ubuntu

oi!
Sou novo no “mundo linux”, e nem fiz dual boot com o windows 10, instalei o ubuntu de cara!
E vou ser direto ao ponto:
como eu posso fazer dual boot usando o ubuntu?
queria testar o mint, mas, tenho alguns arquivos aqui, e não quero perde-los… enfim, quero usar o mint, mas não quero ter que re-instalar tudo, etc…
Como posso fazer um dual boot pelo ubuntu?

Olá, @JeAzul!

Acho que esse vídeo é exatamente o que você quer:

E esse caso você queira fazer dual-boot com o Windows:

O procedimento é sempre muito parecido. Criar a midia de instalação, “bootar” essa midia, criar a partição em que o sistema será instalado e instalar o sistema nessa partição.

oi! obrigado por mandar, eu poderia, então inicializar com o boot do mint, e configurar para ele ficar onde quero, certo?
tenho um pendrive de uns 59GB, eu poderia colocar o mint dentro dele?

Nada!

Sim. Durante a instalação você tem a opção de instalar “lado a lado” com o Ubuntu, o que automaticamente instalaria o Mint em uma partição completamente separada do Ubuntu, sem partilhar a “home”, ou usar as opções avançadas para manualmente criar uma partição para instalar os arquivos do sistema do Mint (normalmente 50GB é mais do que o suficiente) e usar a partição “/home” do Ubuntu.

Porém, para essa última opção funcionar é necessário que o Ubuntu tenha sido instalado em mais de uma partição, o que pode não ser o seu caso. Sendo assim, a instalação “lado a lado” pode ser a melhor opção ou usar a opção avançada apenas para criar uma partição de um tamanho customizado, já que no “lado a lado” não se tem controle sobre isso.

Sobre o pendrive, é perfeitamente possível, porém, o desempenho não será tão bom quanto uma instalação em um HD. O tempo de carregamento de tudo será maior, mas é uma opção dependendo das suas necessidades. No vídeo abaixo tem uma explicação melhor de como fazer isso: