Como eu poderia "fazer" uma distro/fork Linux?

Instalei o Alpine Linux na VM por esse tópico aqui, e eu fiquei explorando o sistema operacional e pensando se eu conseguiria fazer algo com ele, não seria algo grande, seria mais para se divertir mesmo.
O problema é que eu não sei muito sobre programação, e tambem não estou interessado em aprender, seria possivel “fazer” uma distro/fork do AlpineLinux com esses requisitos?

Acho que para falar a verdade eu consideraria isso mais um “fork” do que uma “distro” mesmo

Olá @COERSA tudo bem contigo?

Não existem muitas formas de você fazer um omelete sem quebrar alguns ovos. O que quero dizer é que, é praticamente impossível você fazer um fork sem tocar em uma linha sequer de código, talvez, o máximo que você consiga neste cenário seria fazer um remaster - e mesmo assim tenho minhas dúvidas.

Sugiro pesquisar aqui no fórum por Linux from scratch e no Google por remasterização de Linux, acredito que vai te ajudar a entender melhor como esse processo funciona.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Uma das coisas que tive testando - embora já esteja uns 5 meses sem PC - é utilizar um sistema base (que no caso utilizei o Xubuntu Core 20.04 - o Xubuntu da comunidade que é o minimal) e um programinha que ainda estou terminando de desenvolver [bote Alfa nisso], para que os apps no repositório da Canonical sejam convertidos em AppImage, para que a instalação funcione como no Android.

A minha intenção é a de manter o sistema o mais limpo possível e com inicio rápido o possível também. Por isso que estudo também como aplicar no Alpine.

Acredito que se der certo, até uma lojinha própria do quê o APT fornece vai ser possível.

Para uma distro acho que vai ficar bem mais simples, pois o necessário só vai ser um sistema base que gere um ambiente gráfico.

O app que estou desenvolvendo é esse, em shellscript msm:

Tá ainda uma bagunça, mas tá andando a passos de tartaruga.

Mas pessoalmente, após a instalação digamos, do meu Xubuntu LTS (antes era o Lubuntu), depois de configurado, uso o Systemback para gerar uma iso de backup. Ai fica sendo a minha remaster pessoal.

1 curtida

Eu mesmo preciso de ajuda pra fazer algumas coisas em minha remaster, mas precisa saber sobre UX.

1 curtida

Do Alpine é complicado, sabe compilar pacotes manualmente?

Um fork de uma distro (que embora o Alpine seja bootável não é bem o caso), geralmente envolve compilar os pacotes por sua conta mesmo

1 curtida

Rapaz, o grande probonopd está entre nós?

Contexto

probonopd é o criador dos formatos AppImage, e o sistema que ele usa no dia a dia é basicamente isso, ele pega o LiveUSB da distro que ele mais gosta, dá uma mudadinha pra carregar automaticamente a /home/ dele e todo o resto das coisas que ele usa são AppImage.

1 curtida

Sim isso eu sei fazer

Não sou ele. Só temos a mesma visão do que seria prático para a vida SO Linux num PC.
Mas claro, estou estudando as ferramentas que ele criou para entender como funciona e tentar criar mais ferramentas dessa família que é tão prática.

Mas também fico encantado com o que dizem sobre os Snaps e a sua aplicação em qualquer arquitetura em que o kernel Linux estiver rodando. E pretendo estudar também.

Mas o que me encanta na montagem de AppImages é em tudo ser feito em Shell simples mesmo e a maior proximidade com a idéia de instalação dos APKs do Android, mas sendo com um isolamento do sistema que acredito ser melhor que o do Android e manter o sistema mais limpo.

Então o meu objetivo é: Estudar>Entender>Produzir(Criar).