Como eu instalo o Gallium Nine no meu sistema?

O desempenho de jogos em DirectX 9 é relativamente baixo no meu computador se comparado no Windows, nada gritante (jogos antigos como GTA SA rodam 98% bons), mas se torna relevante quando são jogos que exigem um pouco mais do computador (como vanilla Skyrim).

Eu estava vendo que o DXVK é mais para DirectX 10 e 11, para jogos DirectX 9 eu teria que usar outra alternativa, foi aí que eu conheci o Gallium Nine Standalone, aparentemente posso usá-lo em qualquer versão do Wine.

Abri a janela de configuração do Wine-nine, tinha visto que algumas funções estavam desmarcadas, mas após instalar o pacote libd3dadapter9-mesa eu consegui algum progresso.

wine-nine

Na primeira vez que abri a janela de configuração do Wine-nine eu obtive esse resultado:

$ wine64 ninewinecfg
0009:err:d3d9nine:common_load_d3dadapter d3dadapter9.so.1 was not found on your system.
Setting the envvar D3D_MODULE_PATH or regkey Software\Wine\Direct3DNine\ModulePath is required

Após instalar o pacote libd3dadapter9-mesa:

$ wine64 ninewinecfg
0009:fixme:win:EnumDisplayDevicesW ((null),0,0x23d9e0,0x00000000), stub!
kmsro: driver missing
nine:drm_create_adapter Unable to load requested driver.
0009:err:d3d9nine:present_create_adapter9 Unable to create ID3DAdapter9 (fd=13)
0009:fixme:win:EnumDisplayDevicesW ((null),1,0x23d9e0,0x00000000), stub!
0009:err:d3d9nine:d3dadapter9_new No available native adapters in system.

Instalei o Wine-nine através do pacote tar.gz da página release do projeto, descompactei o conteúdo e rodei o comando abaixo:

./nine-install.sh
installing 32bit binaries to ~/.wine/dosdevices/c:/windows/syswow64
installing 64bit binaries to ~/.wine/dosdevices/c:/windows/system32
enabling gallium nine
0034:err:ninecfg:nine_set Couldn't load d3d9-nine.dll: L"Formato EXE impr\00f3prio para %1.\r\n"

Eu uso o Kubuntu 18.04 e logo abaixo está a informação da minha placa de vídeo Intel:

VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 620 (rev 02)
Subsystem: Samsung Electronics Co Ltd HD Graphics 620
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

Por agora, quando tento abrir um jogo, o sistema acusa que não consegue achar o DirectX 9 :frowning: