O notebook que eu estou usando já veio com um ssd + hd com o Windows instalado, porém eu não gostava do win10 eu resolvi instalar o mint19 pra testar. Agora depois de uns meses usando Linux eu queria fazer uma instalação meio a meio, windows e linux, porém aproveitando o máximo do meu ssd e do meu hd. Em uma instalação de alguma distro linux eu sempre crio as partições /boot/efi (600 mb), swap (4 gb) e o / (com todo o armazenamento restante do ssd) no meu ssd, e no meu hd eu só crio a partição /home, com todo o seu espaço. Como ficaria o particionamento de um computador com windows e linux num ssd/hd ? Quanto espaço eu iria ter que reservar para as partições do Windows?
Digamos que seu ssd seja o sda, e o hd o sdb, então ficaria mais ou menos assim caso vc quisesse usar os 2 sistemas no ssd e a /home e o D: no hd
sda1: /boot/efi (512MB)
sda2: Linux (depende do uso , meus / com home separada não tinham mais de 30gb)
sda3: Windows (C:) (Uns 60GB no minimo)
sdb1: /home (tamanho que desejar
sdb2: D: (Tamanho que desejar)
sdb3: Swap (de acordo com a ram)
Acabei optando por por a swap no hd, pra reduzir um pouco o uso do ssd, pra maior duração
Obrigado, a minha maior dúvida era o tamanho do disco C, 60 gb parece razoável
depende da quantidade de programas que você vai instalar nele, 60GB é o minimo pra ter o sistema e uns programinhas instalados
A maior parte dos meus apps são web apps, então tá tranquilo
Bota 100 gb que é sucesso então.
Pessoal, meu laptop Dell tem um HD de 1TB (sda) e um SSD de 256 GB (sdb). Tenho dual boot (Ubuntu e W10) no SSD com a seguinte configuração:
SSD:
sdb1 (EFI) 650 MB
sdb2 (Microsoft Reserved Partition) - 128 MB
sdb3 (Basic Data Partition - Windows 10) - 122 GB (45 GB livres)
sdb7 (ext4 / - Ubuntu) - 102 GB
sdb4 (NTFS Winretools) - 990 MB
sdb5 (NTFS Image) - 11 GB
sdb6 (NTFS Dell Support) - 1GB
HD:
sda1 (Microsoft Reserved Partition) - 128 MB
sda2 (Basic Data Partition) - 930 GB livres
Estou precisando de mais espaço no meu Ubuntu e queria saber a opinião de vcs sobre a melhor alternativa pra fazer isso, aproveitando o enorme espaço livre no HD.
Grato se alguém puder ajudar!
Olá pessoal, boa noite. Obrigado pelas dicas. A minha dúvida é um pouco parecida, mas tem mais a ver com o Windows 10. Como que eu faço para reduzir o tamanho da partição em que o Windows está instalado?
Eu fui em “Gerenciamento de Disco > Diminuir Volume…”, porém o volume não pode ser diminuído o suficiente (acho que precisarei de pelo menos 120 GB para que eu possa instalar o Linux e deixa-lo com ambos os sistemas. Como que eu faço para diminuir o volume?
O desfragmentador do windows não mexe em alguns arquivos, tipo a paginação.
A solução é usar um outro pograma de desfragmentação. Há relatos no fórum de bons resultados com o defraggler (eu não uso windows para ter opinião própria). Esse é bem mais poderoso certamente resolverá o problema para dimimuir a partição. Lembre-se de já ter feito backup dos dados mais importantes, pois redimensionar e criar partições apresentam um pequeno risco de perda de dados (especialmente na falta de energia durante o processo).
Outra opção de desfragmentador é o Vopt. Para ter uma distro funcionando, 40 a 50 GB são suficientes, mas ainda há de se pensar onde vão seus arquivos pessoais (a Home). Então, nessa conta de 120, 4 a 6 GB pra swap (depende de quanta RAM vc tenha), 50 GB pro sistema (raiz, “/”) e o resto pra /home dão conta do recado
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.