Como eu começo estudar cibersegurança

Olá, depois de ouvir uma conversa sobre um ataque hacker, eu comecei a ter maisinteresse sobre o assunto. Sempre gostei de saber sobre cibersegurança, mas gostaria de estudar, apenas por interesse no assunto. Como ou onde começo a estudar cibersegurança ?

2 Likes

Da uma olhada nesse topico, la eu respondi uma pergunta parecida.
Mas lembrando que aqui eu respondo em relação ao estudo do “red team” (pentest)

2 Likes

Anos atrás eu estudava em alguns cursos sobre cibersegurança, dentre eles o curso de Arquitetura e Segurança na Comunicação de Dados (ASCD) da Insecuritynet. O curso é muito bom pra quem é leigo no assunto, entretanto, só ensina o básico sobre (resumidamente) técnicas de ataque e invasão. No fim do curso, para concluí-lo você realiza um pentest num sistema virtualizado e informa os resultados.

Obs.: mesmo que não seja para trabalhar na área, o curso é bom para cuidar da própria segurança e até mesmo da segurança digital das pessoas dentro de sua casa (ou pelo menos tentar rs). Se tem algo que o curso é ótimo é na questão de métodos para defesa.

3 Likes

entendi, eu nem queria procurar cursos para fazer pq ainda tenho vários para fazer de linguagens de programação. Além de que se eu quiser fazer um curso vou ter que pagar, e eu queria apenas ler sobre o assunto, ver vídeos, etc. Apenas para ver o básico