Como esta sendo sua experiência com o Ubuntu 19.10?

Boas! Hoje decidi dar uma chance a uma versão não LTS do Ubuntu, porque uma das novidades prometidas era a melhoria no tempo de boot com um método de compactação do kernel diferente do padrão. Até agora, minha experiência esta sendo muito boa, posso confirmar que o tempo de boot realmente melhorou, o snapd até agora não me deu dor de cabeça, o GNOME esta BEEM responsivo, o que é algo raro de acontecer de todas as versões que já usei. Sério, parece que ta rodando a 60 FPS, os efeitos estão super fluídos. O único problema que notei foi que o sistema esta forçando a instalação do Chromium pelo snapd. Eu dei um sudo apt install chromium-browser, e a instalação foi redirecionada pelo snapd, não sei porquê. Só espero que a Canonical não comece a fazer isso com o restante dos apps, porque seria um desastre.

Mas e com vocês, como esta sendo a experiência?

1 Curtida

Não uso Ubuntu desde que a Canonical abandonou o Unity :V
É que o GNOME trava muito no meu pczin do Bom Dia e Compania

4 Curtidas

É, minha configuração também não é lá essas coisas e eu sempre tive um pé atrás com o GNOME, mas ele tem melhorado cada vez mais.

Estou impressionado com a leveza e velocidade do Gnome. Muito rápido!

1 Curtida

Somos dois, saudades do Unity

1 Curtida

E num é que o cara do Linux Mint tava realmente certo
Ele tinha postado sobre isso no blog do Mint há uns meses :thinking:

Baixei o Ubuntu 19.10, mas ainda não instalei… Espero que o único “problema” seja essa questão do Chromium
Também baixei pelo mesmo motivo: velocidade de boot :slight_smile: :sweat_smile:

1 Curtida

Mais gente o Unity não tinha grandes coisas de vantajoso do Gnome.

1 Curtida

Testei no virtualbox e continua lento para abrir as coisas em comparação com outras distros (fedora e manjaro por ex.)

2 Curtidas

Parece que temos alguém que não presenciou a época de ouro do Unity.

Além de desempenho e responsividade muito maiores, o design e as aplicações pré-instaladas eram superiormente supeiores.
Na verdade, acho que pra mim só perde pro Pantheon <3
Mas cara, era muito bonito. O sistema logo depois que você instalava já era lindo. O que eu mais gostava nele era o Dash e a barra superior, que, com o aplicativo maximizado, mostrava o nome do app atual e quando você passava o mouse apareciam os botões de fechar, minimizar e maximizar e um menu global.

1 Curtida

Eu realizei um diagnóstico. Os sintomas são: lentidão, desempenho ruim e usabilidade péssima. O nome da doença é GNOME, e infelizmente não tem cura.

Correção: Foi descoberta a cura para essa doença, se chama Unity.

Não estou consigo instalar o ubuntu cleaner, aquele programa que faz uma limpeza no sistema. Aparece a seguinte mensagem no terminal:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
     ubuntu-cleaner : Depende: python-aptdaemon mas não é instalável
                      Depende: python-aptdaemon.gtk3widgets mas não é instalável
    E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

Pare de usar esses tipos de programas, eles podem causar problemas. Use as ferramentas do próprio sistema.

Instalei o Ubuntu e minha primeira impressão foi: Uai :thinking: :face_with_raised_eyebrow:?

Pontos negativos:

• Inicialização lenta em comparação ao Zorin OS (1 min e 30 seg do Ubuntu 19.10 contra 43 seg do Zorin OS 15).
  • Quando seleciono pra reiniciar/desligar pela tela de login, simplesmente não vai

Mas de resto tá ok:

• Mesmo com efeitos ativos está rodando ok (não rápido, mas longe de ser devagar)
  • Abrindo os programas mais rápidamenre que com os efeitos desativados no 19.04

Considerando que estou utilizando um notebook com HDD, processador intel celeron N3350 (dual core) 2.4GHz e 4GB de memória RAM, está rodando melhor do que eu imaginava :slight_smile:

1 Curtida

Está certamente melhor que o 18.04.

O pessoal aqui ta falando sobre o Unity funcionar e rodar melhor, é difícil discordar, porém a distância vem se tornando pequena, ainda mais que no Gnome têm a vantagem de add extensões de maneira MUITO fácil e segura (melhor que ficar add ppa para personalizar o Unity).

Mas têm coisas bizarras que ainda ocorrem como o vídeo travar ao ajustar o volume (sério isso irrita demais!), o lance do volume diminui muito no meu PC principal no 19.04, porém só resolve totalmente se usar Wayland, só que Wayland é limitado para algumas coisas como screen sharing.

Vejo que falta o Gnome fazer uns refinamentos finais na interface e apresenta uma opção realmente LITE!

No desligar percebo que costuma ficar serviço que não quer parar, por 1 minuto e meio.

1 Curtida

Verdade, fedora no virtualbox é top, funciona perfeitamente, sem travas, lags e coisas do tipo. Testei o 19.10 agora a pouco, ainda não está legal, notei os mesmos problemas citados por vc.

Até desinstalei algumas coisas pra ver se notava alguma mudança, melhorou um pouco, mas ainda continua meio travado. O gnome-software atual está no 3.34, a gs do 19.10 ainda está na 3.30, porque não na 3.34? Não entendi isso, a escolha de continuar no 3.30 é por compatibilidade?

Uso o Ubuntu desde o unity e o motivo de eu N ter usado ele muito aquela época foi o unity, que era horrorosamente lento em meu computador, e n era um computador ruim.

Quando mudaram para o Gnome que consegui usar ele bem, achei bem mais leve e bonito, apesar de achar horrorosa essa doca lateral que tentaram copiar do unity, que para mim já era horrível naquela época.

Mas gosto é gosto, assim como para mim gnome é minha DE favorita, aonde consigo ter a maior eficiência

1 Curtida

acabei de atualizar e aumentou meu fps no eve online de 50 pra 60 entao gostei. quanto aos apps ele manteve todos funcionando aki. (uso notebook acer 5750-6464 8gb ssd hd3000)