Como está o processo de desenvolvimento do GNOME 42

Um exemplo de aplicativo usando libadwaita com sua cor customizada.

Você pode estar instalando esse aplicativo pelo Flathub.

3 curtidas

Que tristeza, acho que nesse ciclo do GNOME não vou testar nada @henriquead7 Kkkkkk, eu pelo menos vou tentar não testar.:joy::joy::joy:
PS: O shortwave já está sendo portado para gtk4 libadwaita também.

1 curtida

Gnome 42 vai dar um belo salto no visual nessa versão com libadwaita.

1 curtida

Sim, claro. Eu não coloquei os Apps do Gnome circle, mas apenas os do core do sistema. Apps do Gnome circle não contam como Apps para o Gnome 42, alguns Apps do Gnome circle já foram portados, então não há relação com o Gnome 42.

Só sai em março.

Deve ter muitas mudanças ainda.

tomara que esses conceitos visuais cheguem na versão final
e não tenham o mesmo destino da gnome software.

1 curtida

Ao que você se refere?

não tinham feito um redesign na gnome software, ou eu estou ficando louca?

Sim, houve uma reformulação na Gnome software na versão 41.

Na versão 42 do Gnome, a loja será em libadwaita e GTK4, caso queira ver tem isso no tópico sobre os portes de Apps do Gnome.

não estou falando dessa ai.
mas dessa aqui:

1 curtida

Essa barra lateral foi descontinuada, ela não está presente na versão final, a gnome software é igual a da foto que eu mostrei.

Tem isso no tópico sobre o desenvolvimento do Gnome 41

Achei bonitão. Quem sabe finalmente migro para o linux nas próximas versões

1 curtida

é exatamente a isso que me refiro, que eles não desistam pq as vozes das cabeças deles dizem que melhor não.

O motivo foi esse.

Tobias Bernard:

— “parece que não há uma maneira limpa de fazer a barra lateral ser persistente e ao mesmo tempo ter gestos para trás adequados quando dobrada :frowning:

Se a barra lateral não for persistente (ou seja, permanecer visível quando você abrir categorias), não há nenhuma diferença estrutural entre isso e os blocos de categoria que já estão na página Explorar, portanto, é inútil.

Dado o acima (e o fato de que precisaremos das novas páginas de categoria de qualquer maneira para que a barra lateral faça sentido), acho que devemos reconsiderar a barra lateral para 41. Reverter para um alternador de visualização por enquanto tornaria muitas outras coisas mais fáceis (por exemplo, pesquisa, navegação, adaptabilidade), e realmente não muda nada em termos de funcionalidade (a partir de um PoV de design, a barra lateral é opcional, tudo lá também existe na página Explorar).”

4 curtidas

Não sei se será na versão 42, mas futuramente o gnome vai ter algumas melhorias no suporte a Web Apps:

Estou animado para passar os próximos meses melhorando o suporte para Progressive Web Apps no GNOME (Software, Epiphany, portais e possivelmente Chromium) graças a um contrato com a @gnome Foundation!

https://twitter.com/mwleeds/status/1464036318913073192

5 curtidas

Painel de aparência nas configurações está começando!


:wave: Olá pessoal, hoje foi feito a primeira parte das configurações de aparência no Gnome, ainda não está completo, mas já funciona.

Ainda faltam

  • Animação de transição
  • Papéis de parede escuros
  • Agendamento de tema

Um gostinho de como será.

11 curtidas

O nautilus teve o seu porte inicial para GTK4!


:wave: Olá pessoal, o nautilus, o gerenciador de arquivos do Gnome, teve o seu porte inicial para GTK4, mas ainda está pronto. Por isso está repleta de bugs e erros, pois ainda não está completo.

Características

  • Melhorias de desempenho.

  • Novo estilo Adwaita usado pela libadwaita.

  • Novo visualizador de miniaturas.
    Explicando: as bordas brancas foram removidas das miniaturas de imagens.

  • Suporte a API de modo escuro do Gnome.

  • Atualizações de tecnologias usadas no back-end.

Vídeo monstrando

2 curtidas

Se eu não estivesse usando Kde Plasma eu voltaria de imediato ao Gnome, mas o Kde está muito show e mesmo que eu goste do Gnome (acreditem eu gosto muito) voltaria ao Gnome ja que foi no Debian 6 que eu comecei aprendendo sobre o Linux. O Gnome está em meu :heart:, mas o Plasma é muito bom também.

1 curtida

GNOME 42 alpha foi lançado!


Ele traz novos portes de apps para GTK4 e libadwaita, além do modo dark.

Link matéria (em inglês)

3 curtidas