Como está hoje o suporte a placas de vídeo ATI? Penso em comprar um notebook usado

Sei que placas de vídeo SiS são um pesadelo no Linux, sei disso por experiência própria… e eu também via, anos atrás, o pessoal dizer que o suporte a placas de vídeo ATI não serem boas.

Ainda estou olhando qual notebook comprar, mas quando vi este aqui, tive a ideia de criar este post. Não me decidi por esse ainda, só quis levantar este tópico para falar de suporte a placas de vídeo ATI no Linux de modo geral.

A ATI foi adquirida pela AMD e a AMD fornece drivers open source para suas placas de vídeo gamers, por acaso esse suporte se estende às antigas placas ATI?

Sim. As APIs gráficas suportadas são mais antigas – nada de Vulkan, por exemplo – mas é o suficiente para um uso de desktop simples. Tem até placa mais velha que eu na lista de suporte do driver.

Note que fazer overclock nessa geração de CPUs da AMD no Linux não é muito fácil, se estiver pensando nisso para aumentar o desempenho. (exemplo 1 2)

3 curtidas

Recomendo pegar com AMD arquitetura Polaris (2016+) ou mais nova…

1 curtida

verifique na lista abaixo se a vga do notebook é compatível com o driver amdgpu, se for pode se despreocupar.
Infelizmente o driver radeon( e as vgas que dependem dele) costumam nao ficar 100% no linux.

https://wiki.gentoo.org/wiki/AMDGPU#Prerequisites

1 curtida

Obrigado, gente!

O que você planeja fazer com esse laptop?

O C-60 é um dos processadores contemporâneos mais lentos do mundo. Para se ter uma ideia, o Atom Z3775 do meu antigo tablet chega a ser mais de três vezes mais rápido.

Penso que a experiência será traumática mesmo para a mais simples das tarefas.

4 curtidas

Intel Pentium 4 e AMD Duron deixa isso ai no chinelo. Esse chip deve ser resto do resto da Wafer que a AMD não quis desperdiçar.

Esse processador C-60 não é ruim ele é Péssimo ².Tanto ele quanto o C-70 são uma tragedia nem mesmo o vídeo integrado salva esse processador. Já disse que ele é péssimo?

2 curtidas

Obrigado pelo alerta, pessoal. Eu só quero um computador para acessar a internet e usar o LibreOffice no meu trabalho; é claro que há computadores no meu trabalho rsrsrs, mas é que quero mexer com minhas coisas pessoais na minha própria máquina mesmo, nem mesmo gosto de acessar minha conta do gmail em computadores que não são meus. Mas como o motivo da compra é “superficial”, o computador precisa ser bem barato, mas lembrando, só vou usá-lo para tarefas bem básicas, não é como se eu fosse querer programar um aplicativo para Android nele.

Olhei pra esse notebook porque ele está muito barato (R$400) e minha exigência é mínima.

1 curtida

Pelo que andei olhando o C-60 estaria próximo de um Pentium 4 single core de 2.4 GHz. Pois é… É tão lento que chega a ser inacreditável. O desempenho é literalmente comparável com um processador single core lançado no começo de 2002.

Vai por mim, eu não pegaria isso daí sequer para navegar em sites básicos… Eu tenho um amigo que possui um laptop desses e nem o AntiX ou o Puppy salvam. Me parece um dinheiro que você estará jogando fora, dado que a experiência será traumática.

Você tem algum orçamento em mente?

2 curtidas

Como você já sabe, o motivo da compra desse notebook (que não é pra agora, estou pesquisando sem pressa, até porque preciso comprar outras coisas antes…) não é muito forte, é mais por um capricho meu, por isso que não penso em gastar tanto e miro em um aparelho usado. Fora isso, prefiro ir para o outro extremo, comprar um notebook gamer de R$4000~R$5000 não pra jogar, mas pra trabalhar com coisas que precisam de um computador um pouco mais potente.

R$500 é o meu teto, se não for viável, esqueço essa história de comprar um notebook basicão para levar no trabalho.

Sugiro esperar mais um pouquinho, com esses 400-500 deve aparecer coisa básica mas que satisfaça tuas expectativas. O Facebook Marketplace costuma ser melhor que o ML e o OLX pra esse tipo de compra. No mais, foge desse Philco

1 curtida