Como escolher a distro e o ambiente gráfico ideal?

Eu venho usando o Linux faz um pouco mais de 1 ano, eu tive que sair do Windows 10 devido a instabilidade e updates quebrados.

Atualmente eu uso o Ubuntu e gosto muito do GNOME, principalmente por ele ser minimalista e intuitivo e estou ansioso pela nova LTS, eu tbm já usei o KDE no Kubuntu e no Manjaro, eu gostei muito do visual do KDE e da variedade de recursos que ele fornece, achei muito bem polido.

No entanto eu não consigo decidir o que seria melhor pra mim, eu geralmente gosto de minimalismo e não ligo muito pra personalização, tbm gosto de algo que seja leve e bem otimizado que não consuma muitos recursos (Eu não acho o GNOME pesado como dizem), eu adoro o workflow do GNOME e o fato dele ser livre de distrações, o KDE não seria o ideal pra mim pois o excesso de funções me confunde (As vezes me dá um branco, fico ali paralisado olhando pra tela), a falta de animações no XFCE incomoda um pouco.

O mundo Linux tem um excesso de opções e eu tenho dificuldade de escolher em meio a esse excesso, as distros que eu experimentei até agora foram, Manjaro, Kubuntu, Pop!_OS, e por fim o Ubuntu, eu tive problemas com o Manjaro e não pretendo voltar, eu venho saltando de uma distro pra outra e não consigo decidir, o Manjaro aleatoriamente travava e ficava lento, o Pop atualizou o kernel pra versão 5.15 e começou piscar a tela, usei ele por apenas um mês e fui pro Ubuntu, por enquanto estou estacionado no Ubuntu, porém ainda não decidi o que eu quero com o Linux.

Quanto as distros a minha preferência seria algo estável da base Debian ou Ubuntu, gosto de algo bem testado que seja garantido que funcione.

2 curtidas

Bem vindo ao fórum @Julio_Sordi!

Essa é uma pergunta que somente você pode responder, a melhor recomendação é que teste para ver quais te agradam e, pelo que pude perceber, a sua decisão já foi tomada (tanto descobriu quais não te agradaram como a que não lhe deu problema).

Segue vídeo para reflexão:

Um outro vídeo que pode ser usado para avaliação

3 curtidas

Acho que eu vou ficar no Ubuntu mesmo, obrigado pela reflexão.

1 curtida

Eu te recomendo testar o Linux Mint com Cinnamon em algum momento, seja o 20.3 mesmo que apenas no modo live ou o 21 no futuro depois que sair a próxima LTS do Ubuntu. Tem todas as facilidades do Ubuntu por ser baseado no mesmo e é uma das distros mais fáceis de usar por quem é acostumado com Windows pela interface semelhante (barra de tarefas, menu iniciar padrão etc).

Eu preferiria um visual semelhante ao Mac OS, dock no fundo, painel no topo.

O Elementary pode ser então a sua menina dos olhos!

Elementary é bugado demais.

1 curtida

Você pode alcançar facilmente esse visual - ou algo baseado nele - usando tanto GNOME quanto KDE (ou outras DEs, embora aí já não tenho experiência). Meu Manjaro KDE, por exemplo, está assim no momento (eu vivo trocando o visual dele):

Em termos de customização, o KDE é o mais flexível e te permite fazer quase qualquer coisa. Mas o GNOME tem muitas extensões super legais também.

3 curtidas

experimentando

O KDE é muito elegante visualmente, porém o excesso de opções me deixa confuso.

2 curtidas

É, tenho que concordar. Acho que o problema não seria o excesso de opções, mas a maneira como são apresentadas. Eu demorei a me acostumar com os menus do KDE.

Como o KDE poderia melhorar isso na sua opinião?

Olá amigo,

Eu uso o Ubuntu e já experimentei com o KDE, LXDE e MATE, mas o que realmente ficou perfeito e sem nenhum bug foi o Budgie. Gosto muito do Budgie por ter uma ambiente bem clean e elegante…

abraços,

1 curtida

Eu tbm gosto do Budgie porém o GNOME é meu preferido

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.