Galera, baixei a distro do linux lubuntu 19.10, pois meu pc é mt fraco. Agora ele está mais rapido mas ainda está um pouco lerdo. Meu processador é um amd c-70
quero fazer o mesmo que na imagem abaixo, mas não consegui fazer no gerenciador de tarefas do linux. Desde já agradeço.
Ps: Meu Notebook tem o processador amd c-70 (1,0ghz 2 nucleos), 4gb de ram e 500 gb de hd.
Ps: Tambem aceito mais dicas para melhora-lo, apenas quero usar a net e o libreoffice sendo responsivo. OBRIGADO!!
Olá, @Kauanj, bem vindo ao fórum!
Provavelmente existe alguma forma obscura de se fazer exatamente isso, como tudo no Linux, mas eu não conheço. Porém, é possível reduzir a prioridade do processo sem nenhum esforço, o que faz com que ele tenha menos prioridade na fila de execução da CPU. Ou seja, se as CPUs estiverem muito ocupadas e tiverem que escolher entre uma coisa ou outra, vão escolher os processos com mais prioridade. Assim, se o LibreOffice e o Chrome estiverem abertos e você quer que o LibreOffice fique mais responsivo que o Chrome, você pode ou aumentar a prioridade do L.O. ou diminuir a do Chrome. Dessa forma creio que você terá o mesmo resultado, sem ter que restringir o uso de uma CPU específica para o processo.
Para isso, basta abrir o monitor do sistema, achar o processo na lista (pode usar a opção de busca para facilitar), clicar com o botão direito sobre o processo, ir na opção “Alterar prioridade” e depois selecionar a prioridade. A imagem abaixo é um exemplo disso.
Obrigado amigo você é um amigo.
E aí mano. Vê só, recomendo fortemente que use o Lubuntu em vez do Ubuntu. É mais leve. O Lubuntu nada mais é que um Ubuntu com interface gráfica diferente (LXDE). Eu recomendo que baixe e instale aí no seu pc, garanto que terá um desempenho superior.
Lembre-se de baixar a versão AMD64 (64 bits).
Já estou com essa distro ,mas valeu pela dica.
Achei como fazer exatamente isso através do “taskset”, mas não sei como encontra-lo, poderiabme ajudar?
Esse programa só tem interface pelo terminal.
Basta digitar $ taskset --help
para ver as opções.
Pelo o que eu entendi, o comando para rodar em só um processador é:
$ taskset 01 firefox
Eu testei aqui e realmente rodou em apenas um processador. Porém, sinceramente, acho desnecessário você usar isso, uma vez que você vai ter o Chrome rodando extremamente mal em uma só CPU e deixando os outros processos brigarem pelo resto dos recursos. Lembrando que os outros processos continuarão a ter acesso aos 2 CPUs. Mas de qualquer forma, boa sorte! Nos conte aqui se deu certo e como que ficou a performance usando essa solução.
Obrigado! É que na verdade eu tenho um processador muito lento, e acabei achando esse vídeo AMD C-70 CPU 100% ( RESOLVIDO ) - YouTube nos comentários tem um feedback positivo sobre ele. Não sei mais o que faço, terei que comprar outro notebook mesmo. Não farei overclock pois não compensa e é arriscado, mas mesmo assim valeu pela atenção!!