Como entrar no UEFI pelo Linux?

Recentemente adquiri um Multilaser m11w e tive problemas para acessar o UEFI ao iniciar o computador. Edit: Consegui acessar o UEFI pelo f2, porque na verdade a tela inicial da a informação errada de que devemos apertar esc, mas ainda tenho 2 dúvidas:

  • No Windows podemos acessar o UEFI diretamente, como posso fazer isso no Linux?
  • Onde esta a opção de permitir bios? Ficarei restrito a distros com suporte UEFI?

Se você não tiver configurado para pular a tela de seleção do GRUB, pode apertar C para entrar no terminal do GRUB e nele usar o comando fwsetup.

Inclusive já vi distros em que não precisa acessar o terminal, e já tem uma opção para isso no Grub, dentro do subitem Opções Avançadas.

Geralmente é incluído nas telas de configuração UEFI como “Boot Mode → Legacy”.

(Tem alguma diferença usar UEFI e Legacy para a distro que você está tentando instalar? Não consigo pensar em nenhuma distro com só Legacy, e mesmo elas podem ser “portadas” mais ou menos facilmente para UEFI se forem modernas).

1 curtida

Legal, então é possivel adicionar uma entrada no grub para fazer isso, mas, é possivel fazer isso depois que o linux inicia também ou esta é a unica opção?

Trazendo uma hipotese: É possivel executar uma entrada do grub depois que o sistema operacional já foi iniciado?

De acordo com esse post no Stack Exchange:

É possível com o comando:

systemctl reboot --firmware-setup

Não vejo muita vantagem nisso em comparação com o comando do Grub (vai ter que ter tudo salvo e reiniciar o computador do mesmo jeito), mas é uma opção.

Até dá com umas magias negras do comando kexec (que permite carregar um sistema operacional diretamente em cima do atual, pulando a tela de boot), mas não é muito prático.

1 curtida