Como editar o menu de aplicações do Ubuntu 19.04?

Estou começando a utilizar o Ubuntu 19.04, só que quando abro o “Mostrar aplicações”, há vários ícones repetidos, alguns organizados em “pastas” que não criei, outros ícones que eu gostaria de organizar nessas pastas, mas não encontrei nada nas configurações para editar esse menu, nem no Gnome Tweaks. Alguém sabe como fazer essas edições?

1 curtida

Estranho, é uma instalação nova? pois se for não deveria ter ícones duplicados.
De qualquer forma para editar basta abrir a Gnome Software (Ubuntu Software).
Basicamente você clica em instalados, vai aparecer um ícone de seleção na barra superior ao clicar, os aplicativos podem ser selecionados e você pode adicionar ou remover da pasta, aqui tem um pequeno vídeo antigo que fiz demonstrando, mas ainda é válido.

Quanto as aplicações duplicadas, se você puder enviar um print ficaria mais fácil de saber o que está havendo.
Algumas imagens do procedimento, basta acompanhar a localização do cursor.




3 curtidas

PS esqueci de mencionar pois não utilizo, mas também existe um extensão que torna as coisas mais fáceis.
https://extensions.gnome.org/extension/1217/appfolders-manager/
Talvez algo parecido seja integrado ao gnome 3.34.

Com essa dica consegui dar uma arrumada, só que tem alguns aplicativos que instalei pelo terminal que não aparecem na Ubuntu Software, e eu não achei onde eu excluo pastas, pois o aplicativo que está em uma pasta que não criei, essa Sundry, também não aparece nos apps instalados.

Testei agora essa extensão e deu certo, obrigado

Você está utilizando o KDE Connect? é o único ícone que vejo duplicado pode ser algum problema no arquivo .desktop, se for remova e utilize a extensão gsconnect que tem a mesma funcionalidade e é integrada ao painel e você ainda pode instalar a extensão do nautilus (nautilus-gsconnect) e extensão do navegador para ter uma integração maior, e no smartphone o app é o mesmo KDE Connect.
https://extensions.gnome.org/extension/1319/gsconnect/

1 curtida