Como direciono meus downloads ao disco principal?

Passei a usar Linux manjaro, fiz as partições do disco segundo o vídeo postado no canal, mas quando vou instalar programa ele aparece que está com o disco cheio e eu nem sequer cheguei a usar. Obs: Tentei instalar o playonlinux

Como direciono meus downloads para o disco principal?

Tira um print das suas partições para termos uma ideia do que esta acontecendo.

?? Postei a imagem abaixo consegue me ajudar ??

Olhando para o Gparted, note que a partição /home tem 97gb livre, porem a do sistema tem 547mb apenas, está aí o seu problema.

O ideal, a meu ver, é que deixe ao menos 20gb para a unidade do sistema (recomendo 30gb), sem isso até para atualização você terá problemas, ainda mais instalando aplicação.

Uma boa dica é você usar uma distribuição em modo live, abrir o Gparted e redimensionar a partição (diminuir um pouco /home para poder expandir /sda2).

Quanto ao download, você pode mudar na aplicação em questão, por exemplo no Firefox ou aplicação para download de torrent.

2 curtidas

Ok vou fazer isso, mas Quando baixo algo pelo pamac ou qualquer não vai pro disco maior acho q vai pro sistema e não tendo memória não conclui queria saber como tudo q eu fizer direciono para o disco onde tem 97 gb. Até os downloads do pamac

Arquivos de sistema vão para o sistema, não muda, até porque para instalar será instalado na partição do sistema, não há como correr.

Só aumenta a partição que vai resolver.

Fazendo pelo gparted vc não perde os dados, é super tranquilo.

segue um recomendaçào do arch

Veja também aqui
https://wiki.archlinux.org/index.php/Partitioning#Discrete_partitions

Segue algumas recomendações. Não há nenhuma regra rígida sobre o tamanho da partição.

Se usa ssd deixe no total 25% do tamanho do ssd livre. Mais informações https://wiki.archlinux.org/index.php/So … rives#TRIM

O tamanho das partições depende da preferência pessoal, mas as seguintes informações podem ser úteis:
/boot/efi - 50MB já é o suficiente
/boot - 200 MB e 500 MB se for UEFI.
Ele requer apenas cerca de 100 MB, mas se tem várias imagens de kernels no /boot pode ser util aumentar o uso, 200 MB ou 300 MB é a melhor escolha e 500 MB se for UEFI.
/ - 15-20 GB
Tradicionalmente contém o diretório /usr, que pode crescer significativamente dependendo de quanto software está instalado. 15-20 GB deve ser suficiente para a maioria dos usuários com discos rígidos modernos. Se você planeja armazenar um arquivo swap aqui, talvez seja necessário um tamanho de partição maior.
/var - 8-12 GB
Conterá, entre outros dados, a árvore ABS e o cache pacman. Manter esses pacotes é útil no caso de uma atualização de pacote causar instabilidade, exigindo um downgrade para um pacote arquivado mais antigo. O cache do pacman, em particular, vai crescer à medida que o sistema é expandido e atualizado, mas pode ser limpo com segurança se o espaço se tornar um problema. 8-12 GB em um sistema de desktop deve ser suficiente para /var, dependendo de quanto software será instalado. Não é recomendado usar em um SSD já que trabalha com muitos arquivos pequenose logs do sistema. Neste caso armazene em um HDD separado.
/home - [varia]
É tipicamente onde residem dados de usuários, downloads e multimídia. Em um sistema de desktop, /home geralmente é o maior sistema de arquivos na unidade. O uso também é recomendado em um HDD,
swap - [varia]
Historicamente, a regra geral para o tamanho da partição swap era alocar duas vezes a quantidade de RAM física. Como os computadores ganharam capacidades de memória cada vez maiores, esta regra está desatualizada. Por exemplo, em máquinas desktop médias com até 512MB RAM, a regra 2x é geralmente adequada. Se uma quantidade suficiente de RAM (mais de 1024MB) estiver disponível, talvez seja possível ter uma partição de swap menor.
/data - [varia]
Pode-se considerar a montagem de uma partição “dados” para cobrir vários arquivos para serem compartilhados por todos os usuários. Usar a partição / home para esta finalidade é muito bom também.
/tmp
Já é uma partição separada por padrão, em virtude de ser montado como tmpfs pelo systemd. Portanto, não há necessidade de criar uma partição para ele.