Como desinstalar e reinstalar o DaVinci Resolve no Manjaro?

davinci-resolve
manjaro

Estive pensando em migrar para este editor, ainda não tenho certeza se minha maquina vai suportar seu funcionamento, mas estou muito ansioso para conhecer o Davinci Resolve. Então decidi instalar em meu computador com as seguintes especificações:

• Notebook Lenovo Ideaped 330
  • SO: Manjaro
  • 8GB memória RAM
  • Processador: Core i5
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GEFORCE MX 150 (Driver: video-hybrid-intel-nvidia-bumblebee)

No instalador do site do DaVinci, obtive a seguinte mensagem “checking your operating system and graphics card to see how it will perform with Davinci Resolve 15”, com isso cliquei no botão “Continue” que estava disponível. O problema é que após todos os passos descritos no blog Diolinux, o programa não abre.

Para saber o que estava saindo errado, abri o terminal e executei o comando para abrir o DaVinci “/opt/resolve/bin/resolve”, obtive o seguinte erro:

ActCCMessage Already in Table: Code= c005, Mode= 13, Level=  1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= c006, Mode= 13, Level=  1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= c007, Mode= 13, Level=  1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= 2282, Mode=  0, Level=  0, CmdKey= 8, Option= 0
PnlMsgActionStringAdapter Already in Table: Code= 615e, Mode=  0, Level=  0, CmdKey= -1, Option= 0
15.2.4 (#006) Linux/Clang
Main thread starts: C2A61080
[0x7febc2a61080] | Undefined            | INFO  | 2019-02-22 09:53:44,134 | --------------------------------------------------------------------------------
[0x7febc2a61080] | Undefined            | INFO  | 2019-02-22 09:53:44,135 | Loaded log config from /opt/resolve/configs/log-conf.xml
[0x7febc2a61080] | Undefined            | INFO  | 2019-02-22 09:53:44,135 | --------------------------------------------------------------------------------
Abortado (imagem do núcleo gravada)

Com isso, decido desinstalar e procurar uma forma mais eficiente para realizar a instalação, recorro a vocês para saber como posso proceder sobre essa situação. Logo abaixo disponibilizo um link pelo qual procurei informação:
FORUM MANJARO: Install Davinci Resolve 14 on Manjaro

ATUALIZAÇÃO:
O DaVinci já instala um programa que automatiza a desinstalação do programa, chama-se “Uninstall DaVinci Resolve”.

1 Like

Descobri o motivo de o DaVinci não abrir no Manjaro, e tem relação com os drivers de vídeo que uso. Como eu informei no tópico, eu uso o driver video-hybrid-intel-nvidia-bumblebee, infelizmente ele me impossibilita de usar alguns recursos de minha placa, me impedindo inclusive de usa-la no Blender. Para poder usar o DaVinci e outros programas com os recursos de minha GPU precisei configurar o PRIME, que usa os drivers proprietários da própria NVIDIA.

INSTALAÇÃO:
Com o PRIME configurado, foi possível abrir o DaVinci normalmente. Para fazer a instalação e configuração do PRIME em seu notebook com placa híbrida no Manjaro, acesse este link do forum do Manjaro.

Obs.: antes de realizar a instalação do PRIME atualize seu sistema ( sudo pacman-mirrors -g && sudo pacman -Syyuu), pelo contrário você pode obter uma tela preta quando for reiniciar.

Mesmo usando o Linux há um tempo, posso dizer que ainda sou um pouco leigo, e por isso todo cuidado é pouco, antes de realizar esta instalação faça um backup para não se deparar com problemas no futuro. Tive ajuda do pessoal do Manjaro Brasil, mais especificamente do Guilherme Almeida (que criou um script para automatizar a instalação do PRIME, ele deve estar disponível no futuro) para encontrar esta solução.

0 Likes