Como desfragmentar HD no Linux?

Bom, de antemão eu já sei que alguém vai falar que não precisa porque linux isso ou aquilo, outro vai falar que é mito, outro que depende, etc.


Então, por “n” motivo eu gostaria de desfragmentar meu HD, alguém sabe alguma ferramenta que faça isso no Linux?

3 curtidas

Se você usar o ext4 (padrão de 99% das distros - acho que a única que não usa é o openSUSE), o pacote e2fs-progs das distros Linux contém o programa e4defrag, que se usa assim:

e4defrag /dev/sdXY, que faz a desfragmentação.
e4defrag -c /dev/sdXY, que mostra o percentual de fragmentação.

1 curtida

Se você justificasse o motivo real pra ter essa necessidade, sua pergunta faria mais sentido.

Funcionou perfeitamente, a sua dica e do @Capezotte

2 curtidas

Essa é a questão, eu só queria a ferramenta para desfragmentar o HD no Linux, porém tenho certeza que se perguntasse isso iria vir gente perguntando motivos ou a necessidade de (o que na maioria dos casos é bom porém não nesse em específico, por isso o texto), e eu perderia tempo.

Bom já que o intuito não era perder tempo. Uma dica: Seria bem mais rápido se vc digitasse no google como desfragmentar partição ext4 que já retornaria uma matéria mostrando o comando para fazer isso.

1 curtida

Procurei, maioria é explicando o que é desfragmentação no Linux, questão se precisa, sobre o ext4, etc e as únicas que eu achei falando sobre como realmente desfragmentar ou eram outras perguntas de fóruns ou respostas muito datadas que eu preferi não arriscar. Até mesmo encontrei sobre esse e4defrag porém não entendi muito bem o funcionamento pelo texto que eu tinha lido.

1 curtida

eu jurei que vc ia dizer que só encontrou respostas de que não precisa desfragmentar no google heauehauehaeuaheuae

Eu te entendo, Ramon! Certa vez deu pau no computador e eu expliquei a história triste pra minha mulher. Ela falou:
“Mexeu tanto nesse troço que conseguiu o que queria: algo pra consertar…”

Agregando informação ao tópico, a desfragmentação é importante para quem usa arquivos bem grandes, nos hd mecânicos, e necessita de performance de leitura/gravação. Geralmente cai nesse caso quem edita muitos vídeos. O segundo caso é quando a partição será reduzida, mas nem é tanto desfragmentação total, é apenas mover os arquivos que estão fisicamente no final do disco para outra parte. Eu particularmente prefiro fazer backup da partição inteira (tar), mexer o que precisa, depois descompactar o backup na partição alterada. Por consequência acabo também desfragmentando os arquivos hehehe

2 curtidas

Segue mais uma dica:

1 curtida