[RESOLVIDO]Como desenvolver softwares nativos para distros Linux?

Olá pessoal tudo bem com vocês?

Estou com uma dúvida e não consegui encontrar uma resposta satisfatória até o momento.
Atualmente sou desenvolvedor web, porém no passado, na época da faculdade eu fiz alguns programinhas básicos para Windows com C#.

Eu comecei a utilizar Linux Ubuntu há um tempo atrás e agora gostaria de desenvolver softwares nativos que rodem na maior parte possível de distros Linux. Vi um vídeo no canal do Diolinux sobre as formas de empacotamento mas ainda tenho dúvida sobre como desenvolver.

Busquei no Google porém as soluções que eu encontrei são antigas e aparentemente não funcionam mais no Ubuntu 18.04 (ou talvez seja falta de conhecimento da minha parte heheheh). No site do Ubuntu, na parte relacionada a desenvolvimento de softwares também não encontrei nada que explique por onde começar. Por exemplo, no Windows quando eu fiz meus programinhas, eu utilizava Visual Studio + C#. O que eu posso utilizar no Linux? Qual a linguagem de programação indicada? Como fazer a interface gráfica?

Ps: Desculpe se o texto ficou muito grande, tentei ser o mais claro possível.
Ps 2: O software que quero desenvolver é para ajudar na comunidade da igreja que frequento. Eles usam Windows e eu acredito que se alguém fizer softwares similares aos já utilizados, porém que funcionem em Linux, no futuro eles podem talvez fazer essa migração de SO e se livrarem dos custos proporcionados pelo uso do Windows.

Obrigado,

Rafael.

1 curtida

Na verdade programar em Linux é muito similar ao Windows. A diferença é que você usa compiladores ou interpretadores que funcionam no Linux. Se você gosta de C puro você tem o GCC. Se você quer fazer uma interface gráfica você pode usar SDL ou QT que são formas de C++. Se você não gosta dessas linguagens você pode optar por python ou Java. As duas também permitem interfaces gráficas. O python já vem nativo no Linux e você pode instalar as bibliotecas usando o pip3. Java você pode usar através do NetBeans ou do Eclipse. Para programar primeiro você tem que saber o que você quer fazer. Depois você tem que escolher a linguagem mais adequada. Por fim é escrever o código e compilar ou interpretar. Empacotar para distribuição é a última coisa que você tem que se preocupar.

2 curtidas

Olá @RafaelBS

Eu fiz alguns posts introdutórios sobre esse assunto:

No caso eu utilizei Python, mas o importante é notar que com o Gnome Builder você pode utilizar linguagens como:

  • C# .
  • C .
  • C++ .
  • JavaScript .
  • Python .
  • Vala .

Já com o Qt Creator o foco é a utilização da linguagem C++, contudo nada impede que você utilize a interface criada no Qt Creator com outras linguagens que possuam um binding para Qt.

Dependendo do que vocẽ está desenvolvendo outra possibilidade interessante pode ser a utilização do Electron.

Qualquer duvida estamos na área :slightly_smiling_face:.

2 curtidas

Obrigado pela ajuda, vou seguir o seu tutorial!

Grato,

Rafael.

Alguns anos atrás eu usava o gambas que é similar ao visual studio, mas não sei como está o projeto hoje.