Como desativar tela de grub no Mint?

No momento o Mint é o único SO que eu tenho instalado, mesmo assim ele cai na tela de grub toda vez que eu ligo meu notebook. Gostaria de desativar essa tela, visto que não estou fazendo dual boot, já procurei tutoriais na internet que diziam pra editar o arquivo de configuração em /etc/default/grub e depois rodar o comando “sudo update-grub” mas isso não resolveu.

No momento o meu arquivo está assim:

2 curtidas

Nesse tutorial, a linha GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0 está comentada (com um # antes) :thinking:

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-desativar-o-GRUB-do-Ubuntu

Não sei se isso muda algo ou não

Comentei a linha e testei novamente mas não teve diferença, ainda vai pra grub antes de dar boot no sistema.

Já tentou utilizar o Grub Customizer ao invés de alterar o arquivo? Dá pra configurar o tempo, os menus e até instalar temas por ele: https://www.edivaldobrito.com.br/grub-customizer-no-ubuntu/

2 curtidas

Dá pra baixar ele direto da loja pelo Ubuntu, já no Mint eu não sei

Quais opções de boot que aparecem pra vc no menu do grub? Vc tinha dual boot antes?
posta uma foto do seu menu do grub.

Não conhecia o Grub Customizer, vou baixar e fazer alguns testes com ele.
Obrigado pela dica!

Edit: Infelizmente também não deu certo, não consegui nem diminuir aqueles 30s padrão que fica pra entrar no sistema caso eu não selecione manualmente.

Essas são as opções que aparecem no grub:

Antes do Mint eu usava o PopOS, sem dual boot.

As primeiras linhas do meu “/etc/default/grub” estão assim:

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
GRUB_TIMEOUT=0
GRUB_DISTRIBUTOR=lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash”
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

2 curtidas

É estranho você não ter conseguido com o Grub Costumizer.
No Ubuntu eu sempre editei o arquivo “grub.cfg” que fica em: /boot/grub. Daí você altera o número para 0 na linha que vou deixar destacada no print.
No meu caso, não estou usando uma partição efi, ← neste caso não sei se o processo seria o mesmo.
Se for tentar, aconselho que faça uma cópia de segurança do arquivo grub.cfg antes de edita-lo.

4 curtidas

Editar o grub.cfg como sugerido pelo @Evanilson resolveu o problema!

2 curtidas