Como desabilitar chip gráfico nvidia e usar apenas o Intel

Boa tarde pessoal,

Desculpa se já tem este tópico em algum lugar do fórum porém não consegui encontrar nada a respeito. A alguns dias venho tentando ter minha experiência com o Linux e deixar de vez o windows para trás, porém estou com uma dor de cabeça enorme com a instalação de várias distros. Já tentei Ubuntu, Mint, elemantary, Debian etc e nenhum tive sucesso com a instalação e por isso estou aqui.

Tenho uma notebook acer que usa placa Intel + NVidia, porém minha placa nvidia está com defeito, ela simplesmente não funciona corretamente e trava o pc, isso acontece também no windows. Porém no windows eu consigo desabilita-la facilmente no gerenciador de hardware. O que não estou conseguindo fazer nas distros Linux. Pelo que li o Linux usa o GPU NVIDIA como padrão desde o início da instalação. Eu até consigo instalar com o comando nomodeset, entro na Distro instalo todos os apps e drivers porém quando eu removo o comando nomodeset ele não abre, porque continua usando a nvidia como padrão. Já tentei alguns apps como Mate Optimus mas sem sucesso.

Minha dúvida é como eu faço para desabilitar de vez meu chip gráfico nvidia e usar apenas o Intel desde a instalação até seu uso?

Desde já agradeço

Bem vindo ao fórum @fernandodeblu :grinning:
Como é uma pergunta de hardware, acho que fazia bem em perguntar na comunidade da Acer (community.acer.com).
Só posso recomendar este vídeo:
Como desabilitar uma placa de video pela BIOS- por causa de DC no CABR - YouTube

Espero ter ajudado :grinning:

Você consegue instalar o Linux? Consegue acessar alguma coisa? Ou trava antes de iniciar? Que jeito fica?

1 curtida

Fala Francisco, então, já tentei pela bios mas não encontrei nenhuma opção para desabilitar a Nvidia. Apenas a intel graphics mesmo

1 curtida

Consigo instalar tudo, consigo acessar a área de trabalho, terminal, tudo, com o comando “nomodeset” logo no inicio, estou com dual boot junto com o windows 10. Na tela inicial preciono a tecla E para editar o comando e incluo o comando “nomodeset”. Com isso consigo instalar e trabalhar nele porém com uma resolução bem baixa de tela. Não consigo a partir disso desabilitar a Nvidia e usar apenas a Intel onboard. Já tentei alguns comando na internet mas nada funciona, geralmente fica parado com tela preta na área de login do sistema. A única coisa que resolve é forçar o desligamento segurando botão Power do notebook.

Assim que eu instalo tudo eu retiro o comando nomodeset para ele inciar normalmente. Porém nada funciona. Como a minha placa de vídeo está com defeito não consigo acessar nada, aparever apenas um monte de pixel na tela.