Como desabilitar a verificação de disco automática Ubuntu e derivados?

Isso já está me irritando só aconteceu comigo nessa versão 20.04 do ubuntu, ei sei que muitos vão dizer que pode ser probema no HD mas não é…
como faço para desabilitar???

já tentei o sudo tune2fs -c 0 /dev/sda1 mas não ficou do jeito que queria

É só colocar 0 no pass no /etc/fstab mais não faça isso.

mas pq???

Porque isso verifica e corrige erros no filesystem se desativar a verificação não vai verificar mais ué.

O @aguamole está correto. Deixar de ver o problema não significa que vc resolveu o problema.

Pode ser problema no HD, vc precisa verificar com o smartctl a saúde do seu disco.

Se não é, então o computador está sendo desligado antes da desmontagem completa do sistema de arquivos, ou então há problema de sincronia entre o horário correto e o relógio interno do seu computador. O correto mesmo é investigar no LOG do sistema qual o problema encontrado e colocar aqui pra gente poder dar uma ajuda mais acertada.

1 Curtida

Só acontece nessa versão do Ubuntu 20.04, cara tenho um HD com mais de 15 anos nunca tive problema nenhum (o pessoal dizia que logo logo ele ia para o saco ) na verdade msm venho tendo alguns probleminhas com essa versão.
Prefiro abandonar a base Ubuntu

HD não tem uma vida útil.
Mais memorias flash tem.
Caso você desative a verificação e correção do filesystem automatico da para realizar manual com o comando fsck.
$ fsck Para ver o manual.
O fsck só pode ser usado com o filesystem desmontado.
Caso não seja desmontado o filesystem pode tomar dano irrecuperáveis causado pelo fsck.
Filesystem é um software e não uma parte física do HD e pode ser recriado quantas vezes o usuario desejar essa recriação chama de formatação.
A formatação apaga tudo que esta gravado no antigo filesystem tudo que estava no antigo é perdido.
O resultado é um filesystem novo limpo.

1 Curtida

já é quase um problema!

2 Curtidas

O HD tem movimentação mecânica de partes internas e todo movimento relativo leva a um desgaste. No HD há dois componente principais sujeitos a desgaste:

• A superfície do disco
  • O rolamento do disco

As cabeças de leitura deslizam bem levemente na superfície do disco. Essa superfície é feita principalmente de níquel, sendo bem resistente ao desgaste, mas ainda assim pode sofrer principalmente com pancadas ou trepidação. Com o passar do tempo essa superfície fica arranhada, chegando ao ponto de se soltar do material base do disco (pois o material é caro, então o disco não é todo de níquel, mas de aço recoberto com níquel). A falha de pontos localizados geral os chamados badblocks. É um processo lento e silencioso, que diversas vezes só é descoberto quando a falha atinge arquivos de sistema, impedindo o carregamento do S.O. Nesse ponto a pessoa vai tentar salvar os dados pessoais e descobre que diversos arquivos estão com defeitos. A cópia de backup demora dias e mesmo assim centenas de arquivos são perdidos por falha de leitura.

O desgaste do rolamento vai ocasionando uma folga entre o disco e a carcaça. Com essa folga aumentando, a própria vibração do disco e de possíveis choques vai ocasionar desgaste acentuado da superfície do disco, que desencadeia o processo descrito anteriormente.

Para manter a confiabilidade do disco, eu costumo trocar a cada cinco anos. Claro que também é importante ter duas cópias dos arquivos importantes, assim qualquer falha catastrófica de um disco não irá causar a perda dos dados.

Porém se o seu computador não possui dados importante, ou seja, se está tudo bem pra vc que amanhã o HD morra, não há problema em usar um HD antigão. Apenas ele está sendo mais lento do qua alternativas modernas de baixo custo (tem SSD hoje por 150 reais).

3 Curtidas

Mas esse HD fica em um PC antigo, esse que tá o ubuntu é relativamente novo

Teve um tempo que a 20.04 tava com esse bug, mas já foi resolvido.
Qual outra versão você testou ?

1 Curtida

Já debian,fedora,manjaro…linux mint até tem mas é bem mais rápido

Se na minha região tivesse com esse preço teria comprado já… aqui tudo é mais caro para vc ter uma noção um PS2 em alguns lugares custa R$80,00 ou até R$100,00 aqui na minha região chegam a cobrar até R$400,00

O Btrfs é bem resistente a falhas e ele tem a capacidade de se corrigir em alguns danos menos grave durante a montagem.
Usa este filesystem então.
E desativa a automática.

1 Curtida

Muito obrigado !!!

Continua não devendo fazer isso mais já que você quer usa o Btrfs.
Esta planejado para que o Btrfs poder fazer verificação e correção enquanto esta montado.
Mais eu não sei se já foi implementado.

@Totti Eu observei que você usa o Ext4 você não precisa formatar o Btrfs tem ferramenta que converte o Ext4 para Btrfs.
Usa ela eu não sei como ela chama mais pesquisa na wikipedia do Btrfs la deve dizer.
Diz a wikipedia que é o btrfs-convert esta escrito em: Conversão no local a partir de ext2/3/4 e reiserfs
Existe também a wikipedia própria do projeto Btrfs se quiser verificar lá para confirmar tmb.

1 Curtida

:warning: Muito cuidado com trocas de sistema-de-arquivos. Sempre fazer becape e avaliar tecnologicamente o sistema, buscando artigos, wikis etc. Um exemplo: o Btrfs não performa bem se o disco estiver cheio e impõe algumas mudanças paradigmáticas em relação aos sistemas-de-arquivos tradicionais, com as quais o usuário talvez precise se familiarizar.

É preciso atentar para possíveis limitações de compatibilidade também, por exemplo, no meu sistema, eu sou obrigado a manter um volume Ext4 para o Steam, porque o sistema-de-arquivos que eu adoto no restante do sistema, XFS, não é completamente compatível com jogos de 32 bits. Os problemas de compatibilidade não ficam óbvios a princípio e alguns jogos apresentam funcionamento errático em diferentes pontos. Eu também precisei fazer ligações simbólicas no meu home para evitar que algumas configurações fossem para ele, que também utiliza XFS.

Outra orientação que eu não encontrei aqui foi a de verificar mensagens do núcleo, usando o comando dmesg. Se algo está errado, vai aparecer lá, muito provavelmente.

1 Curtida

A pergunta e o tópico não foi sobre como corrigir o problema.
Então se ele quer que corrija deveria abrir outro tópico com o titulo adequado.
E acho que nem seria mais a categoria iniciante.
A solução do tópico já foi explicada
Agora é só marcar como resolvido
Os meninos do tópico são feras né ^^