Como deixar os ícones da bandeja e da barra de tarefas no ZorinOS parecidos com o Windows?

Olá, pessoal! :waving_hand:

Estou usando o ZorinOS 18.
Estou tentando ajustar o comportamento dos ícones da bandeja do sistema e da barra de tarefas, para deixá-los mais parecidos com o estilo do Windows.

Na imagem, dá pra ver que os ícones da bandeja como Chrome, etc. Ficam todos visíveis e os das pontas ficam cortados, ao passar o mouse por cima do ícone cortado os ícones vão aparecendo deixando o outro lado cortado com o mesmo comportamento.

O que eu gostaria de fazer é:

1. Que essa parte funcionasse como no Windows — ou seja, ter uma setinha que, ao clicar, mostra os ícones ocultos;
  2. Corrigir o problema de ícones cortados na barra de tarefas.

Com ajuda de IA, tentei algumas soluções e instalei as extensões:

• AppIndicator and KStatusNotifierItem Support
  • Tray Icons: Reloaded

Mas não consegui o resultado desejado. Os ícones continuam todos expostos e o visual segue igual à imagem.

Ainda não tentei nenhuma modificação específica na barra de tarefas, além de mudar a posição nas configurações.

Agradeço desde já pela força, ainda estou me acostumando com o mundo do pinguim :penguin::sweat_smile:

image

1 curtida

Opa :saluting_face:

Então, eu acho que o lance não é sobre qual extensão para gerir a tray e sim a barra de tarefas.

Aqui eu uso como extensão para isso o Dash To Panel, que dá a opção de ajustar a distância entre os itens, tanto no canto esquerdo, meio ou direita.

Nisso você terá então que trocar a extensão do ZorinOS, desativando-a, para usar essa; recomendo você gerir e baixar extensões com o Extension Manager.
:warning: Lembrando que ao fazer isso você poderá estar QUEBRANDO alguma a função de troca de layouts do Zorin Appearance.

Enfim, o Dash To Panel é cheio de opções para customizar, eis o meu:
Screenshot From 2025-11-02 09-19-58

Teste aí e diz se resolveu :wink:

2 curtidas

A personalização do GNOME (interface gráfica padrão do Zorin) não é muito customizável. Se o controle dos ícones na bandeja do sistema for realmente importante, teria que testar outras interfaces gráficas, como o Cinnamon ou o KDE Plasma.

1 curtida

Tentei usando o Dash to Panel e o que queria a princípio não consegui fazer, que era esconder os ícones da bandeja (no caso aqui na foto é o clipboard indicator, zapzap, steam, etc) e nem acabar com esse comportamento dos ícones cortados, e fazendo esse slide ao passar o mouse por cima.

image

Mas em compensação gostei do visual que o Dash to Panel trouxe e ainda animou os ícones da barra de tarefas quando passo o mouse por cima hehe

image

Valeu por indicar o Dash to Panel :grinning_face_with_smiling_eyes:

A propósito, sei que não tem a ver com o tópico inicialmente mas…

Como você tira esse print screen? já faz o desenho no momento do print ou edita depois? no Windows eu utilizava o Lightshot, permitia selecionar uma área específica na tela e já rabiscar, desenhar formas, etc, antes de salvar ou copiar o print.
Aqui o print screen padrão do sistema até permite selecionar uma área específica da tela e até faz gravação de vídeo, mas não tem essa funcionalidade de desenhar.

De fato não é tão importante, é que como tenho uma tela pequena (1366x768), conforme vou abrindo aplicativos vai ficando tudo muito apertado devido a esse comportamento que está acontecendo na barra de tarefas… :backhand_index_pointing_down:t2:

image

O Gradia, tira prints e edita.

1 curtida

eu uso essa extensao, muito top!

a seta dos icones dos icones perto do relogio uso esse

Hideable applets
by cardsurf

por padrao ele usa uma imagem desconhecida, ficando invisivel a seta, tem que mudar depois:

mudar
filepath—>symbolic

o printscreen geralmente tem nativamente

1 curtida

Procurei no gerenciador de extensões e não encontrou nenhuma extensão com esse nome, depois percebi que o seu é Linux Mint né, que usa Cinnamon, o meu é ZorinOS que é GNOME…

Mas obrigado! Agora tenho mais palavras-chave pra fazer minhas buscas

1 curtida