Como deixar Okular (e possivelmente outros apps do KDE) com tema escuro

Quando você baixa o Okular na distro que não é Qt, ele geralmente vem com tema padrão claro, mesmo com tema escuto da distro, pelo menos foi que aconteceu comigo.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Para resolver isso, você precisa instalar um pacote qt5-style-plugins.

sudo apt-get install qt5-style-plugins

Reinicie o sistema e verifique se Okular já ficou com tema escuro. Provavelmente vai dar certo.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Se por alguma razão não deu certo, também tem uma instrução adicional:

Rodar o comando no terminal, sudo nano /etc/environment
E adicionar esta linha:

QT_QPA_PLATFORMTHEME=gtk2

Apertar Ctrl+S para salvar, e depois Ctrl+X para sair do editor. E depois reinicie o sistema.

Pronto, agora Okular vai acompanhar o tema escuro da sua distro.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Uma dica, baixe o pacote de ícones Breeze do KDE para que Okular possa usar este pacote, caso o pacote de ícones que você esteja usando não tenha ícones para Okular. (Não, você não precisa aplicar o pacote de ícones Breeze para o sistema. Pode usar tranquilo do pacote de ícones que você gosta.)

sudo apt-get install breeze-icon-theme

Fonte: How to make Okular follow the system theme? - Ask Ubuntu

6 curtidas

Para quem não tiver usando distro baseado no Ubuntu, só procurar no Google como baixar o pacote qt5-style-plugins para sua distro.

Por exemplo, no Manjaro, só ir no Pamac e baixar o pacote qt5-styleplugins. Nota-se que o nome do pacote pode ser um pouco diferente.

E falando no Manjaro, caso você modifique o arquivo environment da pasta etc, você precisa colocar um # no inicio da linha QT_STYLE_OVERRIDE="kvantum", ou seja,
# QT_STYLE_OVERRIDE="kvantum".

1 curtida

Boa dica, amigo, mas como faz pra instalar o pacote de ícones depois de baixar através desse comando? Eu fiz isso aqui no meu xfce-ulyssa ( Linux mint), reiniciei a máquina, mas o Okular não encorporou esses ícones.
Ele fica diferente do seu aí na foto. Veja:

1 curtida

@Saturnonix pelo visto Okular está usando outro pecote de ícone, mas tenho uma ideia de como resolver. Mas prometo nada viu kkkkkk😅. Depois eu posto a possível solução, tô ocupado aqui.

1 curtida

blz. Aguardo aqui :+1:

1 curtida

@Saturnonix Não sei se vc instalou breeze-icon-theme ou não, mas se okular tiver usando outro pacote de ícone, é só seguir a mesma lógica que usei para breeze.

Para falar vdd, acho que ele está usando breeze msm. O que vc poderia fazer é ir lá no /usr/share/icons, mas tem que abrir em modo root.

Estando na pasta icons, vc pode fazer o seguinte, apague a pasta breeze ou mova ela fora do diretório, e copia breeze-dark e cola no mesmo diretório msm, aí vai ficar duplicado né . Agora renomea a pasta duplicado como breeze msm.

Acho que assim vai resolver seu problema, pois parece que okular está pegando da pasta breeze, ao invés do breeze-dark.

1 curtida

Fiz exatamente isso e não mudou nada. Não faço ideia do porquê disso. Mas valew pela tentativa. rs. : Se tiver mais alguma sugestão, coloca aí. :+1:

1 curtida

Se não me engano, o Linux Mint tem um app chamado QtSettings, não sei qual exatamente nome. Mas só colocar qt ou Qt no menu iniciar que aparece.
Aí nesse app, vai ter uma aba Icons, aí seleciona qual pacote de icone tu quer, e depois cliclar em Apply.

1 curtida

Agora deu certo! valewzão :+1:
Só queria tirar mais uma dúvida, se não for incomodar demais hahahaha
Como você conseguiu acoplar aquelas funções de sublinhar, marcar o texto etc, aí na barra de cima? pois essas funções só aparecem no meu Okular quando eu teclo F6, e mesmo assim, elas aparecem numa barrinha lateral como você pôde ver aí na imagem que eu mandei hehe.

1 curtida

Essa barra de ferramentas só está disponível nas versões mais recentes do Okular. Só a partir do Ubuntu 20.10 que essa novidade está presente.

O jeito seria baixar flatpak ou snap, porém eles infelizmente tem problemas de tema escuro.

No meu Pop OS, flatpak tem tema escuro, mas icones ainda ficam escuro, aí não dar para enxergar direito. Muito provavelmente por causa do Qt. A solução seria basicamente mudar o sistema para tema claro, ao invés de escuro.

Já o Snap se saiu melhor, ele vem com tema claro, e icones são pretos, compatíveis.

Se quiser essa novidade, vai ter que usar snap. Mas pode testar flatpak primeiro, vai que funciona para tu.

1 curtida

Com Flatpak dá pra mexer via Flatseal, mudando as opções o tema do sistema deve colar…

2 curtidas

Dps vou dar uma olhada.

1 curtida

Beleza, amigo. Vou dar uma verificada. Valew pela ajuda. :+1: :+1:

1 curtida

Eu consegui achar não.

Tem que fuçar, dando permissão à home, por exemplo (onde ficam salvas as configs de usuário) - e ver se pelo KVantum vc consegue aplicar o mesmo tema que o sistema usa nas aplicações Qt

1 curtida

Mas essa dica foi ótima para gerar um appimage do Dolphin.

1 curtida

Ah tá, tendi, vou ver isso. Vlw!:v:

1 curtida

Onde eu disse Qt, eu quis dizer GTK (considerando que vc usa uma DE baseada nele)… o que o KVantum faz é igualar os temas nos apps Qt ao tema GTK… sugiro vc estudar como usá-lo, não é difícil, mas pode ser que vc precise baixar a versão Qt do tema GTK que vc usa (ou encontrar um tema que tenha as duas versões, ou um tema Qt equivalente - dark, se o tema GTK for assim tbm, por exemplo).

2 curtidas