Na universidade, tenho conseguido me virar com LaTeX, mas ainda não conversei com os professores que sugeriram artigos a partir de trabalhos. Ando muito atarefado na empresa também. Estou para iniciar o TCC e ainda preciso falar com a professora que gostaria que orientasse os trabalhos. Se ela falar que não aceita, eu dancei, hahaha!
Mas concordo contigo. Se o periódico exige, por mais que tenhamos bons motivos, é impossível fugir das regras ou mesmo tentar alterá-las, por mais polido e correto que você tente ser. É tudo muito engessado.
Para entregar uma dissertação ou tese, geralmente costuma ser possível usar LaTeX, se o orientador colaborar, mas para artigos, a menos que o periódico seja de Exatas e já tenha um modelo em LaTeX, é mais difícil mesmo.
Na empresa, tenho vontade de desenhar um processo de produção de documentos usando LaTeX ou DocBook, mas ainda não amadureci a ideia. Tenho preocupações maiores com processos de ETL, organização do data lake, data warehouse etc. Acho que, se a parte dos dados estiver redonda, talvez possa ser uma opção no futuro.
Eu não acho o LibreOffice viável para os tipos de documentos que produzo na empresa. Alguns deles ficam com centenas de megabytes (são documentos com muitas seções, diferentes tamanhos de páginas, sumários e centenas de páginas). O TextMaker até consegue abrir com boa fidelidade, mas não tenho como confiar e garantir integridade. Migrar do Microsoft Office é extremamente difícil, é um processo disruptivo.
Para o Excel, tenho apostado no KNIME, mas ainda caminha em conjunto com o desenvolvimento de bons processos de ETL e alimentação de bancos de dados. Para análises rápidas, não sei ainda como vencer a resistência em torno do LibreOffice Calc. E, de fato, faltam recursos. Faltam recursos no PlanMaker também. O AutoFiltro é muito simples, a função de de texto para colunas é muito simples, entre outros problemas.
E, sim, tenho problemas com o Word e o Excel. Os dois possuem bugs e comportamentos irritantes, mas quando coloco na balança, não tenho um caminho fácil para migração.
É mais fácil sugerir o LibreOffice para ambientes domésticos, novas empresas, microempreendedores etc. Para quem já tem um acervo de documentos do Office da Microsoft, as coisas ficam mais difíceis.