Como deixar o LibreOffice Writer compátivel com o MS-Word

Vamos lá:

Abra o ( LibreOffice Writer ) depois em ( Opções ) no canto esquerdo da janela de opções procure po " LibreOffice Writer " clique na ceta para abrir um sub-menu , depois procure por ( Compatibilidade ) dê apenas um clique, logo a baixo verá ( Opções de compatibilidades globais ) marcar e aplicar depois em ( OK ) ,

pronto seu libreOffice Writer estará totalmente compativél com o MS Word.

Espero ter ajudado!

7 Curtidas

Mais isso ai é só pra reorganizar o menu pra fica mais parecido com o MS Office não é? Pelo que entendi os problemas com os arquivos não vai muda em nada.

Não ! pois isso voçê pode fazer manualmente , quando voçê cria um “docx” no MS-Word após todas as formatações como , espaçamentos , pontos e virgulas , rodapès e cabeçalhos Ortografia e etc, nem sempre ele fica compativél com o Writer , ou seja tudo que que voçê organizar no MS será Reorganizado no Libre.

mesmo que voçê criar um formulário com a opção auto-prencher com essa opção ativada do Libre o formulário vai abrir de boa.

1 Curtida

Entendi, tem algo do tipo pro Calc?
Verifiquei e não vi nada e já tentei migra do MS Office pro Cal no trabalho e não deu certo mesmo com planilhas mais simples a gente teve problemas. Exemplo:
Planilha em que uma coluna tinha várias cidades e ele simplesmente não reconhecia todas cidades elas simplesmente sumia.

já olhei e não tem não , o Calc em si é totalmente compativel com XLSX o unico problema com o CALC é com MACROS mas isso ja é possivel ativar tambem.

Bom em materia de OFFICE tambem sou iniciante ainda entende ???

Isso se aplica apenas quando estiver trabalhando no formato .odt?

Porque acabei de testar com dois artigos científicos elaborados no Microsoft Office 2013 (em formato .docx) e, ao abrir no LibreOffice, ainda há problemas de espaçamento diferente e perda de formatação, mesmo com essa opção ativada…

1 Curtida

A maioria dessas opções de compatibilidade parecem ter relação com versões antigas do OpenOffice. Há ainda uma opção adicional para espaços que não está marcada na captura de tela do post inicial, mas que talvez possa ajudar em algumas situações.

Infelizmente, filtros de conversão nunca são 100% compatíveis. O LibreOffice tenta proporcionar bons níveis de compatibilidade, mas ele não é perfeito (nunca vai ser, na verdade, os poucos filtros de conversão que o Office tinha ou ainda tem nunca foram perfeitos também).

3 Curtidas

em ( .docx ) padrão Word , a não ser que o MS-Word tambem salve em ( .odt ) padrão Writer

1 Curtida

Com certeza !!! :+1:t2: :+1:t2:

Bom!
Trabalho apenas com formatações simples e pessoais , todos os documentos que eu tenho salvos pelo MS-Word alguns deram erros e após essas configurações deu tudo certo , alguns certamente tive que reorganizar manualmente , mas a maioria estão OK , não sei se em trabalhos mais complexos os problemas continuam , caso sim vale a pena compartilhar para que juntos possamos nos ajudar.

3 Curtidas

Isso a anti-penultima => Espaço compativéis com Microsoft Word.

Acabei de marcar! :+1:t2:

1 Curtida

Eu uso uma planilha de Orçamentos simples e pelo menos até aqui está compativél , tentei criar um cadastro de clientes usando aulas baseadas em MS-Excel não bate mas creio que vou encontrar o que que tá dando errado e tentar ahar uma solução , mas de primeira mesmo não bate .

@Edy_Lima @knimer Obrigado pela sugestão. Vou testar aqui. Instalei o Microsoft Office 2013 via Wine, mas nem usaria se pudesse. Não tenho interesse nele, no Windows 10 ou em qualquer outro produto Microsoft no momento. Nem dual boot eu tenho.

Só uso o MS Office porque trabalho constantemente com artigos científicos que são enviados para avaliação e não posso correr o risco de ter qualquer diferença na formatação, pois isso poderia penalizar minha nota ou mesmo levar à desclassificação do trabalho por não atender às regras editoriais de formatação. São documentos muito delicados e os avaliadores adoram o Microsoft Word.

Quando estou elaborando documentos que não preciso enviar em formato editável para outras pessoas, sempre utilizo o LibreOffice.

voção tem conta Microsoft , pode usar essa alternativa abaixo , mas talvez voçê ja deve conhecer , tem tambem o Microsoft Teams

Sim, tenho conta Microsoft e também a licença do Microsoft Office 365 original (recebi devido ao vínculo universitário). Não uso apenas porque também tenho o Office 2013 instalado via PlayOnLinux (WINE) e ele tem funcionado bem.

Caramba, vc acaba de responder a pergunta de 1 milhão de dólares. Cara, essa sempre foi minha encrenca do Libre, porque ele não é 100% compatível com as ferramentas Office da MS, e quando fazemos trabalho compartilhado que envolva as duas bases, o problema tá armado.
Atualmente eu uso o Softmaker, porque até então era o mais compatível com a MS.

Na universidade, tenho conseguido me virar com LaTeX, mas ainda não conversei com os professores que sugeriram artigos a partir de trabalhos. Ando muito atarefado na empresa também. Estou para iniciar o TCC e ainda preciso falar com a professora que gostaria que orientasse os trabalhos. Se ela falar que não aceita, eu dancei, hahaha!

Mas concordo contigo. Se o periódico exige, por mais que tenhamos bons motivos, é impossível fugir das regras ou mesmo tentar alterá-las, por mais polido e correto que você tente ser. É tudo muito engessado.

Para entregar uma dissertação ou tese, geralmente costuma ser possível usar LaTeX, se o orientador colaborar, mas para artigos, a menos que o periódico seja de Exatas e já tenha um modelo em LaTeX, é mais difícil mesmo.

Na empresa, tenho vontade de desenhar um processo de produção de documentos usando LaTeX ou DocBook, mas ainda não amadureci a ideia. Tenho preocupações maiores com processos de ETL, organização do data lake, data warehouse etc. Acho que, se a parte dos dados estiver redonda, talvez possa ser uma opção no futuro.

Eu não acho o LibreOffice viável para os tipos de documentos que produzo na empresa. Alguns deles ficam com centenas de megabytes (são documentos com muitas seções, diferentes tamanhos de páginas, sumários e centenas de páginas). O TextMaker até consegue abrir com boa fidelidade, mas não tenho como confiar e garantir integridade. Migrar do Microsoft Office é extremamente difícil, é um processo disruptivo.

Para o Excel, tenho apostado no KNIME, mas ainda caminha em conjunto com o desenvolvimento de bons processos de ETL e alimentação de bancos de dados. Para análises rápidas, não sei ainda como vencer a resistência em torno do LibreOffice Calc. E, de fato, faltam recursos. Faltam recursos no PlanMaker também. O AutoFiltro é muito simples, a função de de texto para colunas é muito simples, entre outros problemas.

E, sim, tenho problemas com o Word e o Excel. Os dois possuem bugs e comportamentos irritantes, mas quando coloco na balança, não tenho um caminho fácil para migração.

É mais fácil sugerir o LibreOffice para ambientes domésticos, novas empresas, microempreendedores etc. Para quem já tem um acervo de documentos do Office da Microsoft, as coisas ficam mais difíceis.

1 Curtida

Cara o Office 360 é online?

A versão gratuita é limitada , tive problemas com macros nela , mas a versão paga é bem completa.

1 Curtida

Sim! basta ter uma conta “microsoft” logar e usar .

1 Curtida