Como deixar disponível o gerenciamento de firmware?

Olá, pessoal!

Atualizei meu SO para o POP OS de novo por causa de um erro no Kernel, enfim, tô pesquisando para que isso não mais ocorra. Mas com a nova instalação quero saber: Como deixar meu FIRMWARE ATIVO ?!

É ele que me protege de tentativas de invasões, né ?

Abraço!

Acredito que esta confundindo com Firewall, e não Firmware! Pois Firmware basicamente é um pequeno software de baixo nível, para o controle de hardware para saber mais segue link… Se estiver falando de Firewall, existe o utilitário gráfico GUFW, segue tutorial para instalar e configurar neste link. Para saber mais sobre Firewall segue o link

3 curtidas

O programa já está te falando que não é possível, pois não existe nenhum dispositivo que possua a função de buscas de atualização automática

Isso vai depender. Se fosse algo relacionado a placa mãe, provavelmente iria buscar por atualizações da BIOS, quiçá até placa de vídeo (como foi o caso da RX 5600Xt)

1 curtida

Se o OP tive se confundido, é só instalar o GUFW e ativar o perfil Casa.

1 curtida

O pop e talvez o Ubuntu possuam um gerenciador de firmware próprio, as demais distros normalmente utilizam o fwupd, mas nem todos firmwares são suportados 100%, não confundir Gufw(Interface para configurar firewall) com update de firmware, se seu firmware for suportado hoje o uefi suporta update por cápsulas, é uma das vantagens sobre o BIOS.

Ain! vão abandonar o BIOS legado por qual motivo? Talvez para facilitar essas atualizações de firmware sem correr o risco de tornar a placa mãe inutilizável, e quiçá, talvez facilitar a assinatura de drivers como o da NVIDIA que requer uma assinatura para funcionar com Secure boot. Só pensando nas possibilidades, não faz a menor diferença para meu caso de uso específico.

1 curtida

Estava confundindo mesmo! HAHAHAHAHAHA

Mas é normal ele aparecer assim como na imagem acima ?

Vou ver sobre o FireWall que citou, massa! =)

Maravilha a explicação! Valeu! =)

Ele te informa que nenhum dos dispositivos encontrados tem suporte a atualização automática do firmware, se quiser verificar manualmente segue o tutorial abaixo, a partir do passo 2.