Como deixar barra superior do KDE translúcida:

Eu instalei o widget transparent bar( algo assim) e a barra ficou transparente.

O problema é que essa transparência às vezes incomoda na visualização das informações. Ela opaca também fica estranha ( para meu gosto).

Então gostaria de deixá-la translúcida ou de fazer os ícones e números ficarem em negrito.

Tem como?

Acho que no KDE pode-se personalizar cada detalhe minúsculo, mas eu só fiz isso 1 vez na vida, acho que em 2016 ou 2017, quando misturei pedaços de vários temas durante algumas horas.

Hoje, me limito a escolher 1 tema, e não altero nada nele:

Como tenho 11 distros e quero manter certa uniformidade em todas elas, escolhi o tema que melhor me atendesse em todos os detalhes, e desse modo não preciso mexer mais nada. Simplificou minha vida

Trata-se do Maia Transparent, criado e mantido pela turma do Manjaro, e que “borra” (blur) as coisas existentes por trás da transparência da barra. (Uso a barra inferior, padrão), o que melhora a legibilidade das informações.

Isso vale principalmente no caso do Menu, que seria difícil de ler caso fosse 100% transparente, com as letrinhas do Conky por trás:

Exemplo sem blur, quase ilegível:

O tema Maia Transparent vem com o ícone do Manjaro no Menu, e esse é um dos poucos detalhes que preciso alterar.

Em vez do ícone “K” no Menu de todas as distros, prefiro escolher algum ícone da própria distro. Quando não encontro, baixo da internet e às vezes altero para enquadrar no estilo.

No caso do MX Linux, acabei tendo de fabricar um ícone próprio – adequado ao papel de parede, à barra mais fina etc.

Detalhes:

Global Theme - em geral, eu mantinha Breeze, depois comecei a mudar para Breeze Dark, para descansar a vista

Application Style - acho que mantive Breeze em todas as distros

Plasma Style - Maia Transparent

Colours - Acho que muda automaticamente para Breeze Dark, junto com o Tema Global… Não fui eu que mexi nisso.

Windows Decorations - Transparent-Oxygen

2 curtidas

Entendi. Apenas uma curiosidade…Por que a escolha de ter 11 distros instaladas?

1 curtida

E por que não ter 11 distros…?

Basta 1 ou 2 minutos pare reiniciar e escolher outra.

Há várias semanas, estou usando quase que só o Arch – mas houve épocas em que alguma outra distro estava me atendendo melhor. – Isso muda com o tempo.

Essas 11 são as que me interessam mais – vindas de ramos bem diferentes entre si, com ferramentas diferentes de gerenciamento de pacotes, com repositórios mais abrangentes ou não, com SystemD ou sem SystemD…

2 curtidas

Gostei das dicas. Como uso Fedora KDE, vou ver se consigo esse tema Maia Transparent.

1 curtida

Eu uso o widget Alpha Black. Breeze AlphaBlack - KDE Store

Dá pra configurar facilmente a opacidade. Já o efeito de blur depende de hardware e pode ser configurado nas configurações do plasma, efeito de área de trabalho, borrar.

1 curtida

Consegui um efeito bom com a sua dica combinada a uma opção da barra e a desabilitação do widget transparent top bar.

Obrigado.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.