Essa semana eu tentando rodar ums programa no wine, para ser mais exato um game, após sofrer muito descobrir que era poblema de OpenGL pois o game requer OpenGL3.1 e meu notebook so suporta OpenGL2.1, ai me deparei com o seguinte variavel.
LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1
Com ela consigo rodar o jogo, mais fica basicamente extremamtente lento, tipo 0.5fps ou menos (clico em um botão e demora uns 20s para responder), tentei usar dxvk (Vulkan to DirectX) não obtive sucesso (provavelmente por meu hardware ser antigo 2010), percebi que existe alguns driver de renderização de software (llvmpipe, swr, softpipe), só que ao definir:
export GALLIUM_DRIVER=swr
ou
export GALLIUM_DRIVER=softpipe
não funciona, apenas llvmpipe
, alguem poderia me ajudar, a pelomenos para rodar a uns 10fps o jogo kkkk.
Meu Hardware:
- Processador: Intel i3 370M
- 6GB de memoria RAM.
- HD de 500GB
Saida do comando glxinfo | grep “OpenGL”
OpenGL vendor string: Intel Open Source Technology Center
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) HD Graphics (ILK)
OpenGL version string: 2.1 Mesa 21.1.4 - kisak-mesa PPA
OpenGL shading language version string: 1.20
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 2.0 Mesa 21.1.4 - kisak-mesa PPA
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 1.0.16
OpenGL ES profile extensions:
Toda a ajuda Será bem vinda, desde já agradeço.
1 curtida
Esse é o preço a se pagar, não tem muito o que se fazer, redenrização por Software nada mais é que usar a sua CPU pra calcular as coisas que normalmente sua placa de vídeo faria isso funciona porque ao contrário da GPU uma CPU pode teoricamente executar qualquer tipo de ação, enquanto as GPUs se limitam a cálculos relacionados ao que foram programadas pra fazer, porém por ser mais generalista a CPU vai rodar muito mais lenta que a GPU, posso ter entendido o conceito errado mas o efeito não
3 curtidas
Sim disso eu tinha noção um pouco, obj pela informação.
O zoado e que eu consigo rodar o jogo muito bem no VirtualBox em uma maquina virtual com Windows10, coisa que não faz muito sentido, tambem já usei renderização de software para rodar um emulador de Android e não lagou tanto.
Basta você comprar uma GPU, é tem umas baratinhas baratinha.
Qual jogo é esse?
Sua GPU é muito fraca, tenebrosa mesmo.
O que acha desta aqui?
OpenGL dela é 4.6 e o Vulkan é 1.1.
Eu não vou te dizer que é uma excelente GPU, mas perto da que você esta ai ela tem bem mais potencia.
E ela custa barato se ver só 300 reais.
Ela é para PC de mesa, desktop.
A performance dela é parecida com a minha, e ela já tem um bom suporte do driver Nouveau, e ela ainda tem os drivers proprietários da Nvidia atualizado.
Ela tem suporte ao Xwayland.
Esse link é só um exemplo de que existe GPU melhor que essa sua ai custando baixinho.
Você pode comprar qualquer outra que quiser.
1 curtida
O computador dele é um notebook tradicional. Não há possibilidade de adicionar uma placa de vídeo (a menos que fizesse alguma gambiarra como eGPU).
Sua placa de vídeo não seria uma GTX 750Ti? Ela é absurdamente mais potente que uma GT 710. Geralmente indicamos a GT 710 como uma placa para “dar vídeo” em computadores sem vídeo integrado, pois o desempenho dela também é tenebroso (muito inferior à maioria dos chips integrados relativamente atuais da Intel). Para ter uma ideia, a GT 710 sofre para conseguir metade do desempenho de uma HD Graphics 620 integrada:
Essa placa é completamente inadequada para jogos ou aplicações profissionais. As placas mais simples indicadas para esse tipo de atividade são a GT 1030 GDDR5 e a RX 550, ambas ligeiramente mais fracas que uma GTX 750Ti e insanamente mais rápidas que uma GT 710.
2 curtidas
Assim como o companheiro @KairanD disse é um notebook, devido eu meu trabalho, que preciso me locomover muito é o mais adequadro, o ruim que meu notebook ele é bem antigo, 2010 ou 2012, EGPU nem é uma opção,já que meu pc tem bloqueio no PCI express, que funciona apenas para placa de rede Broadcom, e se limita mais ainda a apenas uma seria da Broadcom. ;-;, comprar um notebook bom na situação atual, não é facil, já que se brincar sai mais de 3mil um razoavelmente bom, e que dure mais de um ano sem queimar.
@aguamole No vídeo que citei acima, a GT 710 é comparada com uma GT 1030 GDDR5. A GT 1030 GDDR5, por sua vez, tem desempenho próximo ao de uma GTX 750, que é a placa que você tem. A GT 710 chega a ser até 8x mais lenta.
Portanto, reforço: não há como comparar o desempenho de uma GT 710 com o de uma GTX 750. A GT 710 é absurdamente mais fraca, sendo mais lenta que um vídeo integrado HD 620 da Intel. Ainda irá rodar jogos simples, mas não se compara com sua experiência usando a GTX 750.
Infelizmente, as placas de vídeo ainda estão com preços demasiadamente elevados. E, no caso dele, não há como comprar e instalar uma, já que se trata de um notebook. A única forma de fazer isso seria na “gambiarra” por meio de eGPU, mas, segundo o autor, nem isso seria possível no notebook em questão.
@gabriellinux Mesmo que houvesse a possibilidade de usar eGPU, eu não recomendaria fazer. São necessárias adaptações e o notebook acaba perdendo o sentido de mobilidade, algo que parece ser necessário para o seu caso. Fora o risco de não funcionar.
2 curtidas