Como dar uma geral no linux 🧹

Olá, estou com problemas com o uso do wine no meu KDEneon. Pretendo desinstalar drivers de vídeo e o wine e reinstalar novamente para tentar solucionar isso. Você tem alguma sugestão de como fazer isso? seria uma boa desinstalar drivers do processador?

1 curtida

Pra desinstalar o wine, roda um sudo apt purge wine*, depois sudo apt autoremove --purge. Depois vai na sua home e apaga a pasta .wine.

Com relação aos drivers, não sei dizer. Quais drivers você tem instalado aí, e por que razão quer desinstalar?

1 curtida

São drivers da NVIDIA, imagino que seja o que esteja dando conflito com o wine

1 curtida

sudo apt purge ~nnvidia && sudo apt autoremove
Para desinstalar completamente o driver da nvidia

O driver que você tem instalado é o proprietário da NVIDIA ou é o Nouveau, vc sabe dizer? E já veio instalado ou vc que instalou?

1 curtida

É propietario da nvidia, eu instalei pelo gerenciador de drivers do ubuntu por que o do kde nao me mostrava nada.

1 curtida

Lá não aparece a opção pra você desinstalar? Senão tenta a solução do @Guilherme_Henrique , ou ainda, vai no Synaptic, procura por “nvidia”, e vê os que estão instalados e desinstala.

1 curtida

Desinstalei com sucesso os drivers da Nvidia, existe alguma recomendação de drivers para usar o wine, ou é instalar qualquer uma ?
minha placa é uma GTX 1050 mobile

1 curtida

Não sei dizer. Acho melhor esperar outra pessoa responder. Mas eu acho que você tem que procurar qual é o driver certo pra sua placa.

1 curtida

A propósito, você já tentou usar a versão mais recente do Wine? Aqui tem o tutorial de instalação:
https://wiki.winehq.org/Ubuntu

1 curtida

vou tentar assim que instalar o driver de video, obrigado

2 curtidas

Não precisa desinstalar os drivers não

Que problemas? Sem isso não tem como te ajudar

1 curtida

dava erro como POL_wine que eu não conseguia arrumar. Esse erro começou quando eu troquei o driver de video e mesmo destrocando ele não funcionava

1 curtida

99% das vezes no linux, desinstalar e reinstalar um pacote não resolve nada. Isso porque se o problema está nas configurações que foram alteradas, a desinstalação e reinstalação geralmente não altera os arquivos de configuração. Pra dar uma geral na verdade o que precisa ser feito é vc anotar as mudanças que está fazendo e depois desfazê-las.

4 curtidas

Funcionou, instalei novamente os drivers e o wine e finalmente funcionou
Obrigado @Thiago12 e @Guilherme_Henrique

2 curtidas