Como dar permissão para acessar /mnt e outros no Flatpak?

Galera como eu faço para permitir que certos apps como Steam, WPS Office Rhythmbox em flatpak tenham acesso ao /mnt e outros dispositivos? É que eu armazeno meus jogos, músicas e outros arquivos em outra partição que eu monto padrão em no /mnt usando o Gnome Disks mas esses apps não aparecem nem conseguem acesso.

No meu caso algumas em ext4 e NTFS

@Docmine7

Substitua o nosuid, nodev, nofail,x-gvfs-show por defaults,noatime,discard.

A solução do seu problema pode ser parecido com essa

Graficamente não tem como, no entanto se você rodar via terminal e adicionar o parâmetro --filesystem=/caminho/para/uma/pasta para acessar, segundo a documentação você pode acessar a /mnt, ex:

flatpak --filesystem="/mnt" run ...

Mais informações em Sandbox Permissions — Flatpak documentation

2 curtidas

Amigo como eu faço para dar essa permissão definitivamente? Sem precisar dar o comando toda vez que for abrir o programa?

@Docmine7

Já te dei aquela instrução. Ou tens de modificar manualmente /etc/fstab, que essa opção será permanente.

Adiciona no lançador do programa você pode encontrar em /usr/share/applications ou em /home/seu usuário/.local/share/applications, esse programa não está disponível em outro formato não?

@Natanael.755, sudo não é suportado no ficheiro .desktop.

Exportando pelo flatpak não, mas manualmente sim. A linha Exec GERALMENTE é executada num sub shell é a mesma coisa que digitar no terminal se não me falhe a memória só o plank e lançadoresescritos em python encrencam, no LXQT (acabei de testar) funciona tranquilo

Ah, @Natanael.755, o problema é que se ele colcoar sudo para aceder ao disco dele, ele terá de digitar toda vez a palavra-passe ao abrir o ficheiro .desktop. A solução é modificar manualmente /etc/fstab e colocar aquelas opções que coloquei para ele, que não requerem que ele execute como sudo.

Se ele quiser modificar os aplicativos do Flatpak, ele tem de utilizar o comando --user no comando do Flatpak, mas ele não criou a partição específica para /home/docmine/.local/share/flatpak. Acabou instalando na partição /.

Até hoje, Flatpak ainda não suporta a instalação dos aplicativos no disco externo. Fui informado por isso há muito tempo, podes ver:

Mas não é pra colocar sudo, e o flatpak ignora o /etc/fstab a menos que o mount point seja na home mas sério se for fazer isso melhor usar Snap, AppIMage ou empacotamento nativo e largar mão do flatbug

1 curtida
1 curtida

aqui mostro como dar permissão, pode usar pra qualquer ponto de montagem/diretórios…

1 curtida

Como eu disse e o @fastos2016 mostrou é um trabalho do caramba, considere outro formato até o flatpak se tornar usável

1 curtida