Como criar uma pasta de instalação de games da steam no HD que é de uso do windows?

Então, é o seguinte, eu tenho um HD que ta solto e uso ele pra guardar algumas coisas. Minha maquina tem dual boot de linux e windows, porem quando vou instalar algum game no linux e quero instalar sem ser no SSD, a partição do HD não aparece… Já no windows a partição do HD aparece tranquilamente, ambos os sistemas estão em dual boot no SSD.

Acredito que se deve ao fato de o tal HD estar formatado em NTFS (sistema de arquivos do Windows).
Na verdade, o Ubuntu (presumo que use Ubuntu devido à subcategoria do tópico) reconhece normalmente discos em NTFS, mas pode ser uma limitação da Steam.
Sugiro que tente (se possível) formatar o HD em Fat32.

Primeiro passo é montar o hd. Ele deve aparecer no gerenciador de arquivos e vc precisa clicar nele para montar.

O segundo passo, é criar uma biblioteca steam nesse HD. Mas fique esperto, pois há algumas diferenças de arquivos entre versões de windows e versões nativas linux. Alguns desses jogos podem sofrer incompatibilidade e o steam vai baixar de novo. Recomendo primeiro duplicar a pasta do jogo pra não acontecer de ficar baixando o jogo inteiro toda vez que joga no outro sistema operacional.

2 curtidas

Como já foi falado, o disco precisa estar montado e uma biblioteca adicionada à ele, deve dar certo, vai conseguir instalar. Mas já tive experiências e vi outros tópicos sobre isso, em que alguns (ou todos?) jogos da Steam pelo linux não vão funcionar em disco NTFS. No meu caso deixei um disco EXT4 para jogos Steam e outros media pools de programas em um HD e tem a home no SSD para jogos que estou jogando ou quero que se beneficiem do SSD.
Ao criar um disco separado para o linux, você pode deixar os jogos instalados mesmo se formatar o sistema e em uma partição/disco EXT4 não vai ter problema em dar conflito com a biblioteca da Steam no Windows, já que ele não consegue acessar EXT4.

Primeiro passo seria fazer uma nova partição.
Segundo passo seria dar uma letra de unidade a tal partição
Terceiro passo seria entrar no Steam, no topo clicar em Steam e depois clicar em configurações.
Quarto passo seria clicar em “downloads” na janela de configurações.
Quinto passo seria clicar em “pastas da biblioteca Steam” (ou algo similar, uso Steam em inglês)
Sexto passo seria clicar em “adicionar pasta da biblioteca”
Sétimo passo seria achar sua letra e clicar em “selecionar”
(opcional) Oitavo passo seria clicar na unidade e clicar em “fazer pasta principal”
(opcional) Nono passo seria clicar com o botão direito nos jogos - arquivos locais e movê-los para sua pasta na nova partição.

Gente, obrigado pelas respostas, como eu pego um pouco dos GB do HD pra fazer deles uma posição FAT32?

Você pode usar o GParted para reduzir o tamanho de uma partição existente e formatar ela no sistema de arquivos desejado, para usar na Steam. Tem vários tutoriais que ensinam a usar o GParted, mas se não conseguir usar ele, pode experimentar outras ferramentas. Só tenha cuidado com o que vai alterar, para sua segurança as alterações feitas no GParted só são efetivadas quando você clica em Aplicar.

Outras dicas antes de mexer em particionamento:

  1. Prepare um pendrive com uma distribuição live. Pode salvar em uma situação onde o computador não inicia e vc não tem nenhum computador pra criar um instalador.
  2. Tenha backup dos dados importantes de preferência em armazenamento externo e desconectado!
  3. Só mexa onde tiver certeza. Nada de querer fazer a “faxina” no disco.

Então, o HD não tem sistema nenhum, mas tem arquivos importantes, vou seguir as dicas de vcs.

1 curtida

Tenho o mesmo problema. Porém no meu caso, não aparece a pasta onde está montado o HD, mesmo ele estando no formatado para EXT4.

Como proceder?