Eu estou estudando JavaScript, CSS e HTML (beginner-package) e estava pensando em tentar criar algo parecido com um blog, porém, me veio a seguinte pergunta, como faço para criar uma pagina de admistrador (com login e senha), dando poderes a ela para criar/editar posts, sacoméquié né.
Eu pensei em criar uma pagina separada, podendo acessa-la somente com uma url especifica do tipo “BlogDoJubileu.com.br/home/admistrador” e com login e senha armazenados no banco de dados com conhecimento somente meu, mas não sei se isso é possivel ou seguro, também pensei se algum framework JavaScript poderia me ajudar, mas acabei não achando ou não procurando direito. Caso alguém não tenha entendido, estarei postando um link no final desse topico com um exemplo. Sim, quero programar a coisa e não fazer no wordpress ou algo parecido XD
Um bem simples, só na base do banco de dados, é possível e é um bom exercício pra se fazer localmente, pra realmente publicar e permitir acesso geral sem nenhum serviço terceiro vc teria que cuidar de muita coisa, e hostear um servidor, cuidar da segurança e do backend não são coisas triviais, então se tu quer publicar a parada, use um serviço já estabelecido e confiável, sempre.
Em termos de exercício eu também criei um blog próprio muitos anos atrás, usava php e cookies para autenticar o usuário. Nas primeiras versões cheguei até a criar meu próprio banco de dados em arquivo texto kkkk
O administrador tinha uma pagina diferente pra administrar os usuários, posts e comentários, além de um link direto no post/comentário para editar aquele específico.
Tinha uma pagina bem simples (edit-post.php / edit-comments.php) só com os campos pra editar e dar update no banco de dados. Mandava os dados para uma outra página (validate.php) que conferia se era usuario autorizado e fazia alteração no banco de dados.
Ano passado andei brincando com chat criptografado e criei alguns pull requests. O projeto também um exercício, era basicamente algumas páginas html, muito javascript (usando bootstrap) para mostrar/esconder campos e também alguns arquivos php para realizar a conferencia no lado do servidor e alterar o banco de dados ou enviar os dados pedidos em formato csv (usando jquery). Mas esse projeto não tinha figura de administrador devido a tipo de funcionamento.
Acho que o básico é isso: vc vai ter que ter algum código rodando no servidor para validar as queries de alteração no banco de dados. Aí é vc que vai escolher como quer fazer. Eu escolhi php, mas pode ser qualquer uma server-side.