Como criar um pacote no Arch Linux?

Como criar um pacote no Arch Linux?

Já criei pacote.deb,.rpm e no Slackware,gostaria de saber como crio no Arch,e o que é esse tal de AUR.

0 Likes

Antes de ir pra fórums perguntar tu devia pesquisar na ArchWiki, tem tudo por lá, inclusive uma página inteira sobre criar pacotes, não é por nada não, mas responder perguntas que já tem respostas bem completas por lá é muito chato.
E o AUR é um repósitorio da comunidade, basicamente uma coleção de PKGBUILDs que te permitem buildar e instalar qualquer pacote que esteja listado lá, e obviamente, tbm tem uma página da wiki sobre ela.

2 Likes

Exatamente como o Fenrir falou, tudo que você perguntou nos últimos dias está muito bem explicado na wiki.

1 Like

Li um pouco a wiki,mas não fala nada de criar pacote com o executável do Lazarus,eu uso o Lazarus para criar meus programas no Linux,instalei o Lazarus no arch linux 2019 e ele não aparece em desenvolvimento do KDE plasma.

0 Likes

Perae, tu tá tentando criar pacotes ou só compilar alguma coisa? Pq são coisas bem diferentes

0 Likes

Não,eu quero criar um pacote para o arch,assim como eu criava .deb .rpm etc com o executável do Lazarus.

0 Likes

Se isso é feature do Lazarus então não faz diferença nenhuma em qual o OS ele está, tu fez uma pergunta completamente errada no tópico errado, isso devia estar em programação e desenvolvimento, não em iniciantes.
Mas enfim, instala o Lazarus pelo AUR e usa normalmente, como instalo coisas do AUR? Tá na wiki e se tu não quiser buildar manualmente é só usar um AUR helper, que tbm tem explicação na wiki.

1 Like

Instalar o lazarus pelo pacman -S não abre?

0 Likes

O pacman lida com pacotes dos repositórios de pacotes do Arch Linux. O AUR é um repositório de PKGBUILDs mantido por usuários do Arch Linux, então o processo é diferente (ex.: não funcionaria um sudo pacman -S sublime-text-dev).

The goal of pacman is to make it possible to easily manage packages, whether they are from the official repositories or the user’s own builds. (Disponível em: pacman - ArchWiki)

0 Likes

Isso não tem nada com a criação de pacotes Arch, isso aí tem relação com falta de um arquivo .desktop nos diretórios relacionados com a lista de aplicações que são a fonte dos menus lançadores. Leia Desktop entries - ArchWiki na Arch Wiki.

0 Likes

• Um PKGBUILD pode ser feito para construir pacotes com base em código fonte e com base em binário, simplesmente o empacotando.
  • Se precisares de exemplos, tanto os repositórios do Arch Linux como AUR são teus camaradas. TODOS os pacotes tem um PKGBUILD pera que tu possas verificar o que está sendo feito, seja um empacotamento com base em binário, seja um empacotamento com base em código fonte.
  • Me parece que existem sim pacotes do Lazarus nos repositórios do Arch: Arch Linux - Package Search
  • Como tu usas KDE, provavelmente a versão em qt seja a mais apropriada.
0 Likes