Como criar um atalho para um script?

Eaí pessoal, tudo bem? Estou querendo criar um atalho para o comando progl /opt/resolve/bin/resolve que é o comando que abre o Davinci Resolve, se eu pesquisar por “Davinci Resolve” nos aplicativos e tentar executa-lo, ele trava, só funciona com o progl, no entanto, eu sempre esqueço o atalho aí tenho que pesquisar com Ctrl R no terminal, dessa forma acabo tendo dois aplicativos abertos e isso me incomoda, queria uma forma de adicionar o aplicativo aos favoritos, pra ele ficar na dock e eu abrir só com um clique, mas a questão é que pra abrir o aplicativo preciso do prefixo progl. Como posso resolver isso?

Não seria adicionar um .desktop no /usr/share/applications? Acredito que ficaria mais ou menos assim:

[Desktop Entry]

Name=DaVinci Resolve
StartupWMClass=Resolve
Comment=Edite vídeos com o DaVinci Resolve
GenericName=Video Editor
Exec=/opt/resolve/bin/resolve
Icon=

Então, o procedimento seria criar um arquivo de texto, inserir o conteúdo acima nele e salvar como “resolve.desktop” na pasta /usr/share/applications e então reiniciar o sistema (seria mais fácil executando o nano como root no Terminal e colando tudo lá, então salvando e saindo. Podes criar o arquivo diretamente na pasta correta com sudo nano /usr/share/applications/resolve.desktop).

OBS: Eu não inseri nada em “Icon=” pois não tenho certeza de onde o ícone do Resolve está localizado, se puderes localizá-lo por conta própria e inserir o caminho do ícone aí, podes deixar o lançador mais bonito (podes deixá-lo sem ícone, mas não acho que ficaria agradável aos olhos).
1 curtida

Vou tentar sua solução, mas no caso, eu teria 2 atalhos para o mesmo aplicativo, correto? Este que já existe, e esse que estou criando agora com sua dica.

Então, eu sei que o comando para abrir o Davinci Resolve é /opt/resolve/bin/resolve, esse é o comando do .desktop atual, será que não tinha como eu alterar esse .desktop já existente?

Valeu pela ajuda, cara, ao invés de criar um novo arquivo .desktop, eu alterei o arquivo já existente que correspondia ao atual atalho do Davinci Resolve em /usr/share/applications, modifiquei o atalho com.blackmagicdesign.resolve.desktop e na linha que anteriormente era Exec=/opt/resolve/bin/resolve adicionei o prefixo progl. Obrigado pela ajuda.

Lembre-se que ao alterar um arquivo de sistema, no caso aquele em /usr/share/applications, o gerenciador de pacotes poderá avisar que há uma inconsistência quando vc for atualizar ou desinstalar o resolve.

Na minha instalação eu prefiro ter dois ícones, um com o padrão e outro com o personalizado editado na configuração pessoal do usuário: $HOME/.local/share/applications Assim gerencio melhor os atalhos personalizados, com todas as alterações em um mesmo local.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.