A pouco mais de um ano descobri o universo Linux e desde então aprender sobre esse mundo se tornou um hobby para mim.
Diante disso, estou querendo aprender (inicialmente para fins exclusivos de aprendizagem) como funcionam os servidores baseados em Linux, bem como aprender a como hospedar sites no meu pc. Porém, devido a minha total inexperiência com relação a isso, e visando manter a segurança da minha rede, gostaria de saber o que devo aprender de redes e servidores.
Obs.: Como pretendo aprender de modo autodidata, ficaria grato se as indicações não envolvessem cursos pagos.
Se você quiser criar um servidor para somente enviar uma página simples, tipo, de somente informação, ou enviar um webapp (app HTML frontend - que é só o lado do usuário/página que quando carregada no navegador, não precisa ficar enviando e esperando por um serviço no servidor para apresentar uma resposta no navegador do usuário) a simples instalação do apache em uma máquina com firewall ativo e um endereço de IP fixo já devem suprir a necessidade, se o servidor que você criar for focado para a web. Para rede local, basta o apache mesmo.
Mas para serviços mais profundos, estudar o XAMPP o que é, como por para interagir com a sua página/wapp, e saber o quê instalar vai ser uma boa.
Cara, assim que entrei na área de TI “oficialmente” em 2016 na faculdade de Sistemas de informação eu me dei de conta que gostava da área mas tecnicamente não sabia nada mais profundo, e tive exatamente essa sua vontade de criar alguma coisa web e ver como funciona o linux etc etc…
Bom, o que eu fiz foi comprar um Raspberry Pi que é um computador completo do tamanho de uma smartphone e começar do zero a aprender como instalar o linux, como montar um servidor web, criar minha pagina, hospedar ela nesse servidor etc etc etc… Só esse porjetinho me ensinou mais do que minha faculdade inteira, só vendo videos no yt e tirando duvidas em fórum.
O Raspberry Pi é show de bola mesmo. Mas se tiver um computador meio antigo parado por aí consegue fazer a mesma coisa. Também é possível fazer com máquinas virtuais, mas aí vai depender da capacidade da máquina que está usando, o que não custa nada testar.
Então Luciano, acho que é mais ou menos essa a ideia. Fico feliz por saber que posso conseguir aprender a fazer isso sem a necessidade de entrar em um curso propriamente dito. Valeu!