Como criar atalho para as pastas do HOME no dock do Ubuntu?

Olá amigos;

Por padrão, quando se clica com o botão direito no ícone Arquivos (nautilus) no dock do Ubuntu, aparece as opções “Nova janela”, “Remover dos favoritos” e Mostrar detalhes". Eu gostaria de adicionar atalho das pastas que estão na HOME (aquelas que aparecem na barra lateral esquerda do gerenciador de arquivos) quando se clica com o botão direito no ícone do dock.

Alguém sabe como fazer isso no Ubuntu 20.04? Eu sabia fazer isso no Ubuntu 18.04 - acessando esse link do askubuntu vocês vão ver uma resposta do meu usuário (título Here is how to make it in Ubuntu 18.04), onde a dica funciona perfeitamente: gnome shell - How do I pin my favorite folders in Ubuntu dock like in Windows? - Ask Ubuntu, mas na versão 20.04 não funciona.

Comprei um notbook da Dell com Ubuntu pré-instalado e está quase tudo perfeito. Essa é uma funcionalidade que eu tenho/tinha o costume de usar bastante, então é muito importante para mim ter ela nessa nova máquina. Obrigado a quem puder ajudar!

Cara, se nesse tempo não teve nenhuma resposta sinto lhe informar mas ninguém sabe fazer isso :sweat_smile:

Já deu uma explorada no Dconf Editor?

Oi @lekegf tudo bem?

Eu sei que tem como adicionar essas funcionalidades, dá para fazer via modo gráfico até, usando um editor de menus, mas mesmo editando e adicionando itens ali, eu não obtive sucesso, não sei o que exatamente impede que o Nautilus abra na pasta Downloads por exemplo, mas adicionar comandos como “nautilus --new-window Downloads”, que funciona no terminal, não funciona ali.

De toda forma, uma solução que traz mais ou menos o que você quer seria a extensão “places status indicator” que já vem por padrão com várias distros GNOME por fazer parte do pacote gnome-extensions.

Caso você não tenha, pode ativar ela pelo site: Places Status Indicator - GNOME Shell Extensions

Abraços!

1 Curtida

Basicamente por causa do lugar onde é iniciado, nautilus --new-window ~/Downloads funciona

1 Curtida

Para mim não funcionou brother, eu até tentei outras variações, como

nautilus /home/dio/Downloads

nautilus --new-window U% Downloads

nautilus --new-window ~/Downloads

xdg-open Downloads

etc.

Se você testar, todos funcionam no terminal, mas no menu de contexto não funciona, mesmo reiniciando o shell, dando um nautilus -q, reiniciando a sessão ou o sistema inteiro, para mim, sem sucesso.

Obrigado pela ajuda de vocês, no final das contas descobri como fazer o que eu estava querendo na versão 20.04 do Ubuntu. Vou deixar o passo-a-passo aqui caso alguém pesquise sobre essa questão no futuro.

1. Abra o editor de texto e cole o que está abaixo:
Name=Arquivos
Comment=Access and organize files
Keywords=folder;manager;explore;disk;filesystem;
Exec=nautilus --new-window %U
Icon=org.gnome.Nautilus
Terminal=false
Type=Application
Categories=GNOME;GTK;Utility;Core;FileManager;
StartupWMClass=nautilus;Nautilus
Actions=new-window;open-documents;open-downloads;open-pictures;open-music;open-videos;

[Desktop Action new-window]
Name=Nova janela
Exec=nautilus --new-window

[Desktop Action open-documents]
Name=Documentos
Exec=nautilus /home/USUARIO/Documentos

[Desktop Action open-downloads]
Name=Downloads
Exec=nautilus /home/USUARIO/Downloads

[Desktop Action open-pictures]
Name=Imagens
Exec=nautilus /home/USUARIO/Imagens

[Desktop Action open-music]
Name=Música
Exec=nautilus /home/USUARIO/Música

[Desktop Action open-videos]
Name=Vídeos
Exec=nautilus /home/USUARIO/Vídeos
  1. Ainda no editor de texto, localize no menu a opção “Localizar e substituir”. No campo “Pesquisa” digite USUARIO e no campo “Substituir por” digite o nome de usuário de sua sessão. Em seguida, clique no botão “Substituir todas”.

2. Salve esse arquivo na pasta /home/USUARIO/.local/share/applications (onde USUARIO equivale ao nome de usuário de sua sessão) com o nome “org.gnome.Nautilus.desktop”.

3. Reinicie a sessão para que a alteração seja aplicada. Abaixo o resultado :slight_smile:

Captura de tela de 2021-03-09 01-02-27

5 Curtidas

Opa, valeu, aprendi uma coisa nova, não tinha pensado em editar o .desktop do nautilus :smiley:

1 Curtida