Como corrigir erro no painel de atualizações

Eu estou linux mint 19.3 xfce , tentando instalar o wine.
Quando eu fiz o comando :

sudo apt-add-repository ‘deb Index of /wine-builds/ubuntu artful main’

a partir dai , não passou pra frente.

estou com esse erro. alguem pode me ajudar ?

Rode num terminal sudo dpkg --configure -a

apareceu isso e agora ?

tire um print do arquivo em /etc/apt/sources.list

Eu estou querendo instalar o wine. ai o comando que fiz demorou pra finalizar ai fechei o caixa de comandos

Para poder editar vc vai ter que entrar como sudo: sudo gedit /etc/apt/sources.list e adicione no final do arquivo:

deb Index of /wine-builds/ubuntu bionic main
deb Index of /wine-builds/ubuntu artful main

Salve e atualize.

precisa apagar esse (sudo apt-add-repository deb
)

Só precisa editar o sources.list como sudo e adicionar a informação após a ultima linha:

isso mesmo apaga esse (sudo apt-add-repository deb)

Eu to aqui no sources.list.d , preciso editar o documeto (/etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list)

tudo falou no caso pra adicionar nesse documento

deb Index of /wine-builds/ubuntu bionic main
deb Index of /wine-builds/ubuntu artful main

e salvar e pronto.

o que eu faço não quer salvar ?

Já foi explicado usa o “sudo” agora eu fico me perguntando você adiciono esse arquivo official-package-repositories.list com o “sudo” e agora não sabe usar mais o “sudo”

1 curtida

vc vai ter que ir num terminal, como falado acima, e digitar: sudo gedit /etc/apt/sources.list
Ai vc insere, salva e, no terminal vc digita: sudo apt update

Obs.: Ele não está te deixando salvar/alterar porquê vc está abrindo o documento como Usuário, e não como Administrador (sudo). Por isso que para editar algo no sistema vc precisa entar como Administrador - vulgo Abrir como root.

Quando terminar marca o tópico como resolvido para que esse tópico ajude as pessoas.
Teve uma confusão nesse tópico.
É só para remover do arquivo /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list a linha (sudo apt-add-repository deb)
Não tem que editar o /etc/apt/sources.list o que esta errado é o /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list

No vivaolinux o que o pessoal diz quando ocorre esse erro é para deletar o arquivo problemático e resolve mais se você deletar a linha problemática não precisa deletar o arquivo todo.

1 curtida

Sim. A resolução pode ser mais simples. Siga o que o @aguamole disse acima e depois poste a resposta.

1 curtida

aparece isso . o que eu estou fazendo errado ?

Entenda:
Você está dizendo ao terminal:

Quero que você abra como Adminstrador - sudo, o Editor de textos gedit, o arquivo que está em /etc/apt/ com o nome de sources.list

Basta trocar o gedit por um editor de textos instalados no sistema.
Abra o editor de textos do seu sistema e veja qual é no nome dele em Ajuda>Sobre…. Ai vc substitui o gedit pelo nome dele.

Obs.: Quando vc abriu o arquivo antes, ele abriu um editor de textos. Faça denovo e vá em Ajuda>Sobre… e veja o nome dele. Mas siga a orientação do @aguamole e abra o additional-repositories.list e só remova o sudo apt-add-repository deb e salve.