Preciso de ajuda, dentro das possibilidades, para transformar uns HDs em arquivos ISOs, Visto que esses HDs possuem programas antigos que nem as empresas que desenvolveram existem mais.
Ps: Ideia base, copiar o todo o conteúdo do HD, jogar numa ISO, depois rodar ela em VMs.
Esses HDs tem Windows? eu me lembro de uma ferramenta chamada sysprep, não sei se é exatamente pra isso que ela serve, sei que está linkado de alguma forma.
De qualquer forma vc pode tirar cópias dos conteúdos desses HDs (com um tar e/ou ssh, por exemplo), e colá-los dentro de uma vm nova que vc criou.
Se vc fizer uma cópia desses HDs com o dd (ou equivalentes) e converter com o vboxmanage também funciona, exemplo:
Além dos métodos que o @leoteodoro citou, você pode rodar um clonezilla em uma máquina com este HD instalado e gerar uma imagem dele para uso futuro. Lembrando que nem sempre imagens do clonezilla vão rodar legal em VM, então vale a pena fazer o teste antes de se livrar dos HDs.
Outra hipótese e você guardar os HDs, dado que você tenha espaço físico para armazena-los do modo correto.
A denominação ISO remete ao cds, que usam sistema de arquivos ISO9660 (mas também podem usar outros mais recentes). Para um HD, costumamos chamar de imagem de disco, e salvar o arquivo como final .img ou .raw
É bem simples criar essas imagens. Para ter menos dificuldades na hora de criar uma VM, crie a imagem do disco inteiro. Criar imagem significa que você vai copiar todos os bytes em sequência, desde o primeiro até o último! Isso quer dizer que se o HD tem 4GB, a imagem criada terá 4GB, independente do espaço livre que aparece no sistema operacional instalado.
No linux é extremamente fácil criar essa imagem com o comando DD. Primeiro identifique qual o dispositivo de bloco é o seu HD que quer copiar, ex: /dev/sdc . Depois use o comando sudo dd if=/dev/sdc of=meuhd.img bs=2M
onde:
if: (arquivo de entrada). Especifica de onde copiar os dados
of: (arquivo de saída). Especifica para onde copiar os dados
bs: (ler tantos bytes por vez). Aumentar para 2 MB por vez torna o processo mais rápido.
Agora que você criou a imagem do disco, pode escolher o programa da sua preferência para a máquina virtual e procurar informações de como usar esse arquivo de imagem como disco da VM, além de outro problemas intrínsecos ao Windows durante mudança de hardware, pois para ele é igual levar o HD para outro computador e tentar iniciar lá. O windows não gosta dessas mudanças hehehe