Como copiar um windows em um ISO que rode em uma Virtual Machine

Prezados,

Preciso de ajuda, dentro das possibilidades, para transformar uns HDs em arquivos ISOs, Visto que esses HDs possuem programas antigos que nem as empresas que desenvolveram existem mais.

Ps: Ideia base, copiar o todo o conteúdo do HD, jogar numa ISO, depois rodar ela em VMs.

Atenciosamente,

1 curtida

Esses HDs tem Windows? eu me lembro de uma ferramenta chamada sysprep, não sei se é exatamente pra isso que ela serve, sei que está linkado de alguma forma.

De qualquer forma vc pode tirar cópias dos conteúdos desses HDs (com um tar e/ou ssh, por exemplo), e colá-los dentro de uma vm nova que vc criou.

Se vc fizer uma cópia desses HDs com o dd (ou equivalentes) e converter com o vboxmanage também funciona, exemplo:

vboxmanage convertdd clone.img clone.vdi

2 curtidas

Além dos métodos que o @leoteodoro citou, você pode rodar um clonezilla em uma máquina com este HD instalado e gerar uma imagem dele para uso futuro. Lembrando que nem sempre imagens do clonezilla vão rodar legal em VM, então vale a pena fazer o teste antes de se livrar dos HDs.

Outra hipótese e você guardar os HDs, dado que você tenha espaço físico para armazena-los do modo correto.

1 curtida

Olá meu caro!

A denominação ISO remete ao cds, que usam sistema de arquivos ISO9660 (mas também podem usar outros mais recentes). Para um HD, costumamos chamar de imagem de disco, e salvar o arquivo como final .img ou .raw

É bem simples criar essas imagens. Para ter menos dificuldades na hora de criar uma VM, crie a imagem do disco inteiro. Criar imagem significa que você vai copiar todos os bytes em sequência, desde o primeiro até o último! Isso quer dizer que se o HD tem 4GB, a imagem criada terá 4GB, independente do espaço livre que aparece no sistema operacional instalado.

No linux é extremamente fácil criar essa imagem com o comando DD. Primeiro identifique qual o dispositivo de bloco é o seu HD que quer copiar, ex: /dev/sdc . Depois use o comando
sudo dd if=/dev/sdc of=meuhd.img bs=2M
onde:
if: (arquivo de entrada). Especifica de onde copiar os dados
of: (arquivo de saída). Especifica para onde copiar os dados
bs: (ler tantos bytes por vez). Aumentar para 2 MB por vez torna o processo mais rápido.

Agora que você criou a imagem do disco, pode escolher o programa da sua preferência para a máquina virtual e procurar informações de como usar esse arquivo de imagem como disco da VM, além de outro problemas intrínsecos ao Windows durante mudança de hardware, pois para ele é igual levar o HD para outro computador e tentar iniciar lá. O windows não gosta dessas mudanças hehehe

1 curtida