Como conseguir fazer o touchpad funcionar com o meu queixo?

Olá, eu sou deficiente físico e uso o queixo para mexer o mouse. Acabei comprando um computador novo, um dell g3, com Linux Ubuntu 20.04 e o touchpad não mexe o mouse quando eu passo o queixo, mas quando alguém passa o dedo ele reconhece e move o ponteiro. Vocês conhecem alguma configuração ou programação que eu possa fazer para que o touchpad reconheça o meu queixo?

p.s. Acho que isso acontece porque quando eu passo meu dedo o touchpad de precisão reconhece o movimento de três dedos juntos, em vez de apenas um. Por causa disso acaba não movendo porque deveria fazer isso somente quando um dedo passasse pelo touchpad. Existe alguma forma de desabilitar esse palmcheck que identifica a diferença no número de dedos?

5 Curtidas

@Matheus_Barcellos seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Tenta usar a extensão “disable gestures” do gnome para poder desativar os gestos no touchpad.
Não consegui testar no meu pois ela funciona no Gnome 3.36 que é oque o Ubuntu 20.04 usa. O meu usa o Gnome 40.
Segue o link:

https://extensions.gnome.org/extension/4049/disable-gestures-2021/

:vulcan_salute:t2: :pray:t2:

5 Curtidas

Infelizmente não conheço nenhuma maneira, mas para te ajudar e ajudar a todos que vivem este tipo de situação em suas vidas peço para a moderação fixar esse tópico. Isso não é algo leviano e deve ser encontrado com muita facilidade. Nem que seja alguma categoria específica ou algo assim. @Dio

3 Curtidas

Oi @Matheus_Barcellos, seja bem-vindo ao nosso fórum!

Eu realmente não tenho uma ideia precisa sobre essa questão, porém, dentro do GNOME Tweaks, há algumas opções para configurar o comportamento do touchpad.

Talvez você possa testar essas variações e ver se alguma delas te ajuda.

Eu não sei se há alguma diferença técnica no painel de controle do Ubuntu que vem com estes computadores, mas vale a pena observar a sessão de touchpad no GNOME Settings também.

Abraços e boa sorte! :slight_smile:

4 Curtidas

Olá pessoal, Agradeço pelas dicas e venho dar o relato de como consegui resolver esse problema. Infelizmente a extensão para desabilitar os gestos e o gnome tweaks acabaram não funcionando. Felizmente outra pessoa acabou achando uma publicação de alguém mostrando como configurar o touchpad do Ubuntu diretamente através do gsettings, a partir daí deu para desabilitar diretamente o scroll com dois dedos e o mouse passou a funcionar com o meu queixo.
Caso alguém esteja interessado, os comandos podem ser encontrados nesse site:

5 Curtidas