Como configurar um servidor Samba?

Olá pessoas, bom dia! Minha excelentíssima está vindo visitar-me na próxima segunda-feira. Ela está rodando Windows 10 no seu notebook e deseja migrar pro lado Open-Source da força (vou instalar o Fedora 30 com KDE).
Ela possui alguns arquivos importantes em seu HD, que eu gostaria de transferir para o meu, antes de seguir com a formatação. Como não disponho de HD externo, cogitei montar um servidor SAMBA.
Alguém com mais conhecimento pode me ajudar a criar esse servidor e transferir os arquivos? Não possuo grandes conhecimentos em Linux e uso o Fedora Workstation atualizado :slight_smile:

Olá @nickhirano, eu elaborei esse mini tutorial utilizando a interface de linha de comando (terminal) do Ubuntu 18.04, então talvez vc precise fazer alguma adaptação nos comandos, dependendo do sistema operacional da sua máquina.

Passo 1 - trocar para usuário root (administrativo):

sudo su

Passo 2 - Instalar o Samba:

apt install samba - y

Passo 3 - Criar e configurar a pasta compartilhada:
Obs: executar as 3 linhas separadamente. O “/arquivos” é o diretório que eu criei para o compartilhamento, se vc mudar ele aqui, vai precisar substituir daqui para frente.

mkdir /arquivos
chmod 777 /arquivos
chgrp sambashare /arquivos

Passo 4 - Configurar o servidor de arquivos:
O comando para editar o arquivo de configurações do samba é:

nano /etc/samba/smb.conf

A primeira modificação que precisa ser feita nesse arquivo é na linha que começa com a palavra “interfaces”. Note que na imagem eu utilizei o IP fixo (192.168.200.1), a máscara da rede (/24 que é a mesma coisa de 255.255.255.0) da minha máquina e a interface que esse IP foi atribuído.

Screenshot%20from%202019-09-23%2000-44-40
A segunda mudança foi no final do arquivo, onde foi acrescentado o seguinte código:

Screenshot%20from%202019-09-23%2000-50-09
Após realizar essas modificações é necessário teclar os conjuntos de teclas (ctrl + o) e (ctrl + x) para salvar o arquivo e sair do modo de edição.

Passo 5 - Validar e reiniciar o servidor de arquivos para aplicar as mudanças
Obs: novamente eu peço para que seja executado 1 linha por vez.

testparm
systemctl restart smbd

Agora seu servidor de arquivos “Samba” já pode ser utilizado. Se vc quiser verificar se ele está sendo executado na sua máquina, vc pode utilizar o comando:

systemctl status smbd

Para vc utilizar ele a partir do windows, é só vc ativar a descoberta de rede do sistema e encontrar a máquina.

Espero ter ajudado.:slightly_smiling_face:

Postei um tempo atrás a minha configurcaoa. Talvez interesse:

Querido, você se importa de me auxiliar de uma forma mais direta, via e-mail por exemplo? Estou com muita dificuldade para entender o seu tutorial, embora esteja bem escrito…

Olá, eu prefiro auxiliar por aqui. Pode me explicar com mais detalhes o que você não entendeu?