Como configurar o Lightdm no servidor debian

Valos lá, primeiro eu quero desejar a todos um ótimo fim de ano e um começo de 2022 também!

Configurei uma VPS Debian, instalei o XFCE como desktop e ele entra direto sem pedir login achei estranho isso, mas nunca tinha feito servidor com Debian, nem chega a carregar o lightdm, ao menos quando eu clico em logout não abre o lightdm.

Basicamente, assim que você instala o pacote referente ao LightDM, você precisa ativar o serviço do mesmo com:

systemctl enable lightdm

Recomendo ainda mais o canal EF - Linux Made Simple que, apesar de usar o Arch, o que ele ensina sobre configurações de display managers, window managers e DEs valem para qualquer distro.

Dá uma olha nessa playlist de customização de DEs, em alguns falar sobre o LightDM e como customizar com GTK greeter ou WebKit2.

1 curtida

É só seguir a documentação do debian: LightDM - Debian Wiki

Não tem em português, mas já vi que provavelmente está com a opção de auto-login ativada.

1 curtida

Usei esse comando, mas nada mudou, quando efetuo o logout tenho uma tela quadriculada no VNC com o cursos do mouse, sem o lightdm aparentemente. me parece ser algo mais sério que só um auto login.

Beleza eu cheguei a dar uma olhada rápida, consultei até o stackoverflow do Ubuntu editei o arquivo de configuração do lightdm (estava todo comentado) descometei algumas linhas segundo a resposta com a solução, mas até agora na mesma. Vou examinar com mais calma desta vês.

Ele está pegando essa configuração aqui:

Se você estiver usando VNC, a configuração para a tela de login é nas configurações do VNC. Daí depende do servidor que estiver em uso. Eu lembro de ter visto algo assim varios anos atrás quando mexia nisso, mas estou desatualizado para dar mais ajuda… na época o VNC usava o xdm e o padrão era lightdm pro usuário local.

Obrigado pela resposta, parando para pensar também acho que é isso eu vou tentar em uma maquina local para ver se bate igual.