Como configurar o "AMD Radeon(TM) 520 Graphics" no Ubuntu?

Meu notebook é um DELL Inspiron 3576. Possui dois chips gráficos:
“intel® UHD Graphics 620” e um “AMD Radeon™ 520 Graphics with 2G GDDR5 graphics memory”. O intel foi reconhecido pelo Ubuntu 18.04 Lts. Mas como eu sei que o AMD está funcionando? Não aparece aquele software Adrenaline para poder configurar. Obrigado.

Para confirmar a detecção da placa, rode:
lspci | grep AMD

1 curtida

Olá! Muito obrigado pela dica! O resultado foi esse:
Display controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Jet PRO [Radeon R5 M230] (rev c3)

Pronto, está confirmada que o sistema reconheceu a placa.

Se você tiver o comando glxinfo instalado (rode sudo apt install mesa-utils caso não) pode confirmar se as placas estão prontas para jogar com:

glxinfo | grep OpenGL -> Placa Intel
DRI_PRIME=1 glxinfo | grep OpenGL -> Placa AMD

Caso os dois deem duas saídas diferentes, significa que as duas estão prontas para jogar.

Aí, para usar a placa dedicada em jogo, por exemplo, da Steam, vá em Propriedades > Opções de Inicialização > Ponha DRI_PRIME=1 %command%

2 curtidas
Instalei o glxinfo e executei o comando para AMD. O resultado foi o seguinte:
OpenGL vendor string: X.Org
OpenGL renderer string: AMD HAINAN (DRM 2.50.0, 5.0.0-36-generic, LLVM 8.0.0)
OpenGL core profile version string: 4.5 (Core Profile) Mesa 19.0.8
OpenGL core profile shading language version string: 4.50
OpenGL core profile context flags: (none)
OpenGL core profile profile mask: core profile
OpenGL core profile extensions:
OpenGL version string: 4.5 (Compatibility Profile) Mesa 19.0.8
OpenGL shading language version string: 4.50
OpenGL context flags: (none)
OpenGL profile mask: compatibility profile
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 3.2 Mesa 19.0.8
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 3.20
OpenGL ES profile extensions:
1 curtida

Tá certinho. Só plugar na tomada (porque se não ela fica mais lenta que a integrada) e aproveitar os jogos.

Como eu faço para iniciar o Kdenlive e o Gimp pela AMD?

Pelo terminal:
DRI_PRIME=1 gimp ; DRI_PRIME=1 kdenlive

Só perceber o padrão: DRI_PRIME=1 antes do programa = AMD.

1 curtida

Que legal! Então eu devo iniciar esses programas pelo terminal acrescentando esse padrão?

Exatamente. DRI_PRIME=1 gimp, DRI_PRIME=1 kdenlive, DRI_PRIME=1 glxgears, etc. (note o espaço)

No caso da Steam, como eu disse, o melhor é deixar sem DRI_PRIME=1 e colocar nas opções de inicialização, assim jogos mais leves ficam na integrada.

1 curtida

SENSACIONAL!!! Apenas mais uma pergunta (me desculpe tantas dúvidas):
Existe alguma interface gráfica para controlar essa Radeon AMD? No windows tem a Adrenalin.

Ter tem, mas:

  1. Não é oficial, é feita por fãs.
  2. É mais uma monitora de sistema. Aquelas opções tipo “Forçar Suavização” “Forçar Efeito” não tem aqui.
2 curtidas

Muitíssimo obrigado pela paciência e super ajuda! Aprendi muito com suas informações!!!
Deus o abençoe!

1 curtida

Oi eu iniciei o cs go usando sua dica e o fps ficou bom, mas fica caindo muito (vai de 40 até 100+), uso as mesmas especificações do post, sabe o que eu devo fazer?

Tens o game mode da feral instalado em sua maquina? Caso não, creio que será uma boa instalar. Não fará milagres, mas cada fps conta hehe

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.