Como configurar GNOME network displays / GNOME Tela via Rede - Ubuntu 20.10

Boa tarde a todos!
Eu vi que este assunto passou pela discussão, mas sinceramente estou apanhando mais que tudo e não consegui localizar aqui soluções para o meu problema…
Instalei o flatpak do GNOME network displays, mas… sempre quando chamo o retorno é o mesmo:

** (gnome-network-displays:2): WARNING **: 15:08:56.246: Error calling DBus method during Screencast portal initialization: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.UnknownMethod: No such interface “org.freedesktop.portal.ScreenCast” on object at path /org/freedesktop/portal/desktop

** (gnome-network-displays:2): WARNING **: 15:08:56.246: Error initing screencast portal: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.UnknownMethod: No such interface “org.freedesktop.portal.ScreenCast” on object at path /org/freedesktop/portal/desktop

** (gnome-network-displays:2): WARNING **: 15:08:56.246: Screencasting portal is unavailable! It is required to select the monitor to stream!

** (gnome-network-displays:2): WARNING **: 15:08:56.246: Falling back to X11! You need to fix your setup to avoid issues (XDG Portals and/or mutter screencasting support)!

Alguem sabe como me ajudar?
Desde já agradeço a todos!!
@Dio Muito obrigado pela atenção e paciência!

requer PipeWire version 0.3.8 +

GNOME Network Displays allows you to cast your desktop to a remote display. Currently implemented is support for casting to Wi-Fi Display capable devices (a.k.a. Miracast).

é seu caso?

Obrigado @fastos2016 pelo apoio!
Então, eu baixei o pipewire 0.2.7-1 (fiz o basicão sudo apt install pipewire)… Tem que buscar direto do pipewire.org ?

idealmente, a distro tem que fornecer o pacote em uma versão mais atual… no caso do ubuntu based pode procurar alguma ppa para isso…

Então…
Eu comecei fazendo o que li no pipewire.org:
$ git clone PipeWire / pipewire · GitLab
Daí quando fui pro segundo passo:
./autogen.sh --prefix=$PREFIX
Já deu ruim…
The Meson build system
Version: 0.53.2
Source dir: /home/motleliahu/Downloads/pipewire
Build dir: /home/motleliahu/Downloads/pipewire/build
Build type: native build

meson.build:1:0: ERROR: prefix value ‘’ must be an absolute path

A full log can be found at /home/motleliahu/Downloads/pipewire/build/meson-logs/meson-log.txt

Ó só como tá no log:

Build started at 2021-04-25T20:25:34.093554
Main binary: /usr/bin/python3
Build Options: -Dprefix=
Python system: Linux
The Meson build system
Version: 0.53.2
Source dir: /home/motleliahu/Downloads/pipewire
Build dir: /home/motleliahu/Downloads/pipewire/build
Build type: native build

meson.build:1:0: ERROR: prefix value ‘’ must be an absolute path

Sugestões?

upgrade para o 21.04 que tem pipewire funcionando ootb
https://fastoslinux.com/2021/04/22/ubuntu-21-04-beta-overview/

Mandei no synaptics e daí ele acho a atualização… unica coisa que fiz foi dar aquela conferida na sources.list e senti falta da groovy main universe lá… masssss ok
Just in case… resolvi dar aquele apt upgrade e… eis que pipewire is already the newest version (0.3.10-4).

Vou tentar rodar aqui… de novo…
Mas boa idéia! Se nao der certo ja dou um apt dist-upgrade!!
Vou mantendo atualizado aqui as tentativas! vlw mesmo @fastos2016 !!

1 curtida

confira se o serviço pipewire vai estar ativo
systemctl --user status pipewire.service

Assim tá aqui

É… seguimos assim:

E o mais curioso: se eu chamo o pipewire no terminal aparece isso aqui:

Acho que realmente o jeito é ir pra hippo :wink:

aí tem a questão dos portais estarem desatualizados também… os pacotes xdg-desktop-portal…

Pior é que nem indo pra Hippo rolou… até escolhi o monitor mas na hr de achar a tv… nada!!

Recomendo reportar aos desenvolvedores o problema de incompatibilidade aí

Chegou a testar a versão em flatpak? GNOME Network Displays | Flathub

@anon34547030 tentei mas n deu certo… até hj n consegui

Mano boa tarde vc conseguiu achar uma solução pra essa sequencia de erros pq tmb estou penando aqui?

@leoxavier eu confesso que desisti… Depois de ter adicionado [um repositório Debian no Ubuntu para baixar um arquivo e meu Ubuntu virou Debian (Adicionei um repositório Debian no Ubuntu para baixar um arquivo e meu Ubuntu virou Debian - #13 by KairanD) kkkk formatei a maquina e voltei pro Ubuntu 20.04 LTS. Nem tentei de novo :slight_smile: