Consegui rodar jogos do snes no retroarch mas não estou conseguindo rodar os de megadrive eu instalei o libretro-genesisplusgx até aí tudo bem mas quando vou abrir o retroarch ele abre e fecha sozinho…alguma solução???
2ª Dúvida eu tenho um controle aqui em casa antigo msm que eu aproveitei para usar aqui no pc mas em alguns jogos do snes ele não roda direito tipo start o controle é tipo esse aqui
obs: baixei o retroarch no formato flatpak deu o maior laggg baixei do própio repositório do ubuntu rodou normal o que será??
Não tenho experiência alguma com emulação no Linux, mas acho que você deveria procurar por “emulador de controle” para esse teu controle funcionar corretamente.
Quanto ao flatpak e repositório do Ubuntu, creio que tenha a ver com a maneira cuja qual os softwares são executados no flatpak.
Não sei exatamente qual a versão do pacote que o Ubuntu utiliza mas baixe o core através do online updater que o problema some.
Abra o Retroarch, vá em Online Updater > Core Updater e baixe os dois cores Picodrive e Genesis plus gx, feche o retroarch e abra novamente, escaneie a pasta das roms e já poderá jogar sem problemas.
Em relação ao controle, lembre-se de conectar ele antes de abrir o retroarch, e configurar os botões em configurações.