Como colocar o linux mint para desligar o notebook quando fica muito tempo suspenso ou inativo

olá hoje eu tive uma curiosidade assim como no windows o linux também hiberna o computador quando o computador ta muito tempo suspenso ou inativo? por exemplo eu fui dormir e depois de muitas horas suspenso ele fica hibernado e depois quando eu ligo o notebook denovo ele continua de onde parou no windows só não sei se ocorre o mesmo no linux ja que são sistemas diferentes

2 curtidas

Sim, sim. Linux faz isso.

Mas para ensinar o como, precisamos saber qual distribuição você tá usando.

por enquanto não to usando nenhuma distro mas to pensando em colocar o linux mint e tambem funciona pro mate e xfce?

1 curtida

Tem alguns métodos de conseguir isto, em distro utilizando o SystemD, poderá editar o arquivo /etc/systemd/logind.conf alterando a flag IdleAction e definindo quantos minutos de inatividade em IdleActionSec, no exemplo abaixo é depois de 30 minutos…

IdleAction=poweroff
IdleActionSec=30min

Depois de editar reinicie o serviço systemd-logind, com o comando abaixo…

sudo systemctl restart systemd-logind.service

Saber mais → logind.conf

valeu pela ajuda depois faço um teste quando eu instalar o sistema

só uma coisa que esqueci de falar é que eu criei esse tópico porque ele desliga quando ta muito tempo suspenso só que na bateria ai por isso decidi criar o topico porque tive essa curiosidade sobre o linux também normalmente quando ta carregando o notebook o sistema não faz isso só esse esclarecimento mesmo

olha ali em cima mano o que eu disse só um esclarecimento

por que apagou a postagem?

Acho que o Mint com Cinnamon suspendia após ficar um tempo inativo. Não sei se com o Mate ou XFCE vai ser o mesmo.

Então tem que ser mais claro em seus tópicos, com explicações diretas e claras, e não perguntando uma coisa, com o real interesse de resolver outra, pois poderá causar mal entendimento do assunto resultando em desvio de tópico… No mais se a sua dúvida é como desligar quando o sistema ficar ocioso, à resposta que lhe informei poderá atende-lo…

Aparentemente esta é a real duvida que está tendo, e ao que me parece pode ser simplesmente porque a bateria talvez esteja se esgotado e assim desligando o seu laptop, no mais recomendo que abra um novo tópico abordando a sua real duvida, para podermos te auxiliar da melhor forma…

ok desculpa ai por qualquer coisa é que no windows quando ele ta na bateria ele desliga quando ta muito tempo suspenso ou seja quando não to usando ele entendeu? mas na tomada isso não ocorre